Obras de reforma da UBS de Taiaçupeba acaba em agosto

O prefeito Marcus Melo (PSDB) esteve ontem de manhã na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Taiaçupeba para uma visita às obras de revitalização e ampliação em andamento na unidade. Entres os serviços executados está a criação de um espaço para abrigar o novo Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs), que deverá entrar em operação em agosto, logo após o término da reforma.

A unidade oferece consultas de clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, odontologia, procedimentos de enfermagem e vacinação. Com o novo Pacs, passa a contar também com seis agentes comunitário para ampliar o atendimento à comunidade, da mesma forma já adotada no Posto de Saúde de Biritiba Ussu.

"O objetivo é garantir facilidade de acesso da comunidade local ao serviço de saúde, principalmente em locais mais distantes da área central e com característica rural, como é o caso de Taiaçupeba", explicou o prefeito. Com a chegada dos novos agentes comunitários, estima-se que sejam atendidas mais de 4 mil pessoas.

As obras estão sendo executadas pela Vale Construtora e o investimento é de R$ 235.756,04. Além da adaptação do espaço para abrigar o novo serviço, o posto de saúde de Taiaçupeba está recebendo serviços gerais de manutenção, troca de revestimentos, estrutura hidráulicas, pintura geral e outros reparos necessários para a revitalização do prédio.

Além de melhorar a qualidade do atendimento, as mudanças também atendem à portaria do Ministério da Saúde, que altera o sistema de financiamento para a Atenção Básica em função do número de pacientes cadastrados pelas unidades de saúde, trabalho que será desempenhado pelos agentes comunitários de saúde em suas visitas domiciliares.