Brasileiros embarcam para fase de treinos em Portugal

Judocas treinarão no Centro Rio Maior e em Coimbra
Judocas treinarão no Centro Rio Maior e em Coimbra - FOTO: Divulgação/Agência Brasil
Os primeiros atletas brasileiros participantes da Missão Brasil embarcaram ontem para treinar em Portugal. O programa se estenderá até dezembro, período no qual esses atletas irão se preparar para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, que serão em 2021. Fazem parte da primeira leva as equipes de boxe, ginástica, judô, nado artístico e natação.

"A autorização de entrada para o Time Brasil em Portugal se baseou nas condições especiais previstas para brasileiros em exercício de atividade profissional no país. A legislação recentemente publicada em Portugal prevê condições especiais para atividades de natureza profissional, o que no entendimento do governo local se aplica à missão olímpica brasileira. Portugal têm estruturas de treinamentos muito boas e já havia um acordo para servir como a principal base de aclimatação do Time Brasil para os Jogos Olímpicos de Paris 2024", disse Jorge Bichara, diretor de esportes do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

De acordo com Maria Portela, integrante da seleção brasileira de judô, que treinará no Centro de Treinamento de Rio Maior e, posteriormente, parte rumo a Coimbra para treinamentos em conjunto com a seleção portuguesa, a saída encontrada pelo COB foi uma "sacada" muito boa. Ainda não há previsão de retorno no Brasil de treinos de sua modalidade, que envolve contato e é praticamente impossível realizar as atividades sem aproximação.

"Esse retorno será muito positivo, tanto para nossa preparação, quanto para nossa questão psicológica. Voltaremos a sentir que somos atletas. Estamos desde março sem colocar as mãos no quimono. A intensidade do restabelecimento de nossas rotinas será gradual, mas voltar a se sentir atleta, voltar a se sentir vivo, me deixa muito feliz", revelou Portela.

Deixe uma resposta

Comentários