Saúde Funcional

O ombro é a articulação que liga a cintura escapular ao membro superior. É formado por quatro articulações: esterno-clavicular, escápulo-torácica, acromioclavicular e glenoumeral e por um complexo de músculos.

Muitas tarefas diárias como escovar os dentes, tomar banho, pentear os cabelos, vestir-se, trabalhar, somente somos capazes de praticar todas essas ações cotidianas graças à articulação mais flexível do corpo humano. E quando a dor se instala, ela acaba atrapalhando e o que mais se deseja é uma solução rápida e eficaz. Essas queixas estão em terceiro lugar na lista das mais frequentes nos consultórios e clínicas, atras apenas das dores na lombar e nos joelhos.

As causas das dores nos ombros se dividem em duas formas: as traumáticas e as não traumáticas. As primeiras estão relacionadas às pessoas mais jovens, principalmente atletas, e dizem respeito a lesões decorrentes de quedas, choques, movimentos bruscos. Já as segundas são mais comuns na idade madura e decorrem, geralmente, do envelhecimento, com o desgaste de articulações e tendões.

É preciso ficar atento à dor que persiste por mais de dez dias, nesse caso será necessário a avaliação de um especialista, pois, quanto antes iniciar o tratamento, melhor será a recuperação. Nos casos quando a pessoa não procura tratamento, é comum que a dor comece melhorar depois de seis meses, mas pode ocorrer recidiva e ocasionar perda da funcionalidade e alterações estruturais físicas. É unânime a opinião dos especialistas em afirmar que o exame bem detalhado, como o uso de testes ortopédicos e testes funcionais, é o melhor caminho para descobrir a causa da dor e identificar o que ocorre com o ombro.

É observado que quando a dor é consequência de traumas, como uma ação feita de forma mais brusca durante a prática esportiva ou no trabalho, a solução é mais rápida, quando se faz de imediato a aplicação de bolsa de gelo de quinze a vinte minutos, mas é importante buscar imediatamente uma orientação profissional para dar continuidade ao tratamento de maneira eficaz.