Saúde Funcional

Doença cardíaca é um termo geral para designar diversas condições na saúde, podendo ser crônica ou aguda, que afetam um ou mais componentes do coração. Entre os pulmões existe o mediastino, este é o lugar onde o coração está posicionado - partindo do centro do corpo humano, dois terços para a esquerda.

O coração bombeia sangue por meio da rede de artérias e veias chamada sistema cardiovascular. Ele se divide em quatro câmaras, átrio direito o qual recebe o sangue das veias e bombeia para a outra câmara, que é o ventrículo direito, e esse bombeia o sangue para o pulmão onde acontece o carregamento de oxigênio no sangue e em seguida destina-se o sangue oxigenado para terceira câmara, o átrio esquerdo, o qual irá bombear esse sangue para a quarta câmara, o ventrículo esquerdo, e por fim esse bombeia o sangue oxigenado para o resto do corpo.

Por que o índice de mortes e sequelas por problemas cardíacos é tão alto? Muitos especialistas dizem que as pessoas demoram a perceber os sintomas e fazer exames para descobrir se estão doentes. Claro, existe aquele sintoma, como pontadas violentas, que faz o indivíduo ir direto ao hospital, mas há alguns sintomas que não são tão óbvios ou intensos. Um exemplo é que geralmente homens, quando tem um ataque cardíaco, sentem muita dor e falta de ar, já as mulheres se sentem cansadas e enjoadas, a importância de reconhecer isso e procurar ajuda de um cardiologista imediatamente poderá salvar vidas.

Pensando nessa pandemia Covid-19, é possível observar que algumas pessoas que contraíram essa enfermidade, vêm apresentando sintomas de problemas cardíacos e alterações em importantes vasos sanguíneos, além de condutas medicamentosas sugeridas pelo cardiologista, não se pode esquecer que o fisioterapeuta especialista em cardiorrespiratória, apresenta um conjunto de técnicas e aparelhos para recuperar a saúde de acometidos por doenças cardíacas, além de importantes dicas e condutas naturais para o indivíduo seguir adiante sua vida de forma mais segura e responsável.