Suzano abre inscrições para creche e pré-escola

A Secretaria de Educação de Suzano iniciou ontem o período para inscrições de crianças em creche e pré-escola que estão fora da rede municipal de ensino para o ano letivo de 2021. O cadastro será feito exclusivamente pela internet. Este processo inicial ainda não é a efetivação da matrícula em Educação Infantil, que ocorrerá em um momento posterior. Além disso, continuam em andamento as inscrições para Ensino Fundamental I.

Os pais ou responsáveis interessados em cadastrar as crianças devem acessar o site sme.suzano.sp.gov.br. Os prazos terminam nesta sexta-feira para Ensino Fundamental I e até 3 de novembro para creche e pré-escola. É necessário ter em mãos e digitalizar certidão de nascimento, comprovante de endereço, cartão do programa Bolsa Família (caso tenha o benefício) e comprovante de carteira de trabalho e/ou declaração.

Em relação às inscrições para crianças em idade de Ensino Fundamental I, os pais ou responsáveis serão direcionados do site da Pasta municipal para o endereço da Secretaria de Educação Digital (SED), do governo do Estado de São Paulo (sed.educacao.sp.gov.br/NCA/PreInscricaoOnline/login). A escolha da escola onde o futuro aluno poderá ser matriculado será a unidade mais próxima da residência.

A divulgação da lista ocorrerá em 16 de novembro, quando também começará a primeira chamada para efetivação das matrículas, até 26 de novembro. Já a segunda chamada acontecerá de 3 a 8 de dezembro. Será necessário apresentar duas fotos 3x4 da criança e cópias de certidão de nascimento ou RG, caderneta de vacinação, comprovante de endereço e cartão do programa Bolsa Família (se for beneficiário).

Tanto para pré-escola como para ensino fundamental, todas as crianças que forem chamadas terão garantidas suas matrículas. Já em relação à creche, após o período de inscrições, será estabelecida uma lista de classificação em que a ordem de convocação terá como base critérios sociais. Aquelas que não forem chamadas serão inseridas em uma lista de espera por vagas que surgirem ao longo do ano.

De qualquer forma, a Prefeitura esclarece que as aulas referentes ao ano letivo de 2021 somente terão início em um momento pós-pandemia do coronavírus (Covid-19), ou seja, quando houver condições sanitárias que garantam a integridade e a segurança das crianças e dos servidores. Atualmente, a rede municipal de ensino tem 26.495 alunos matriculados.

Outras informações podem ser obtidas na secretaria por meio do telefone 4744-8900 (ramais 8913/8925/8926).