Educadores de Itaquá atuam para evitar evasão escolar

Juliana Ruiz:
Juliana Ruiz: "Temos conseguido adesão dos alunos" - FOTO: Divulgação
A educação escolar nunca foi uma tarefa tão árdua como tem sido neste período de pandemia de coronavírus (Covid-19), quando professores da região têm se aproximado cada vez mais dos alunos para diminuir a evasão escolar. São diversas as atividades propostas por diretores, professores e pela Secretaria de Estado da Educação para manter os alunos empenhados diariamente no aprendizado.

A Pasta esclareceu nesta semana que todos os alunos são acompanhados constantemente, inclusive em ações conjuntas voltadas a evitar a evasão escolar. Dentre elas estão o Método de Melhoria de Resultados (MMR), o Modelo Preditivo de Evasão e Acompanhamento, a Busca Ativa, as Ações de Recuperação e Aprofundamento e as Orientações Pedagógicas a partir das avaliações.

"Com essas ações de monitoramento e gerenciamento, buscamos reforçar a permanência do estudante e assegurar o seu direito à educação, inclusive durante a pandemia", afirmou a Pasta.

Em cada unidade escolar, os diretores e professores têm feitos suas próprias atividades para evitar a desistência dos estudantes. A diretora da Escola Estadual Recanto Mônica II, de Itaquaquecetuba, Juliana Ruiz, explicou como surgiu a ideia de produzir cartazes chamando os alunos. "Foi uma iniciativa de toda a equipe da escola, nos reunimos com os professores, coordenadora e começamos a colocar as ideias. Uma delas foi a produção de cartazes chamando os alunos. Uma das professoras fez a doação e saímos pela comunidade para espalhar a informação", contou a diretora.

Juliana explicou que os colaboradores também fizeram parceria com um rapaz da comunidade que atua como locutor, para utilizar um carro de som e alcançar mais alunos. "Para todos nós foi muito emocionante ver o resultado de um trabalho realizado com tanta criatividade e carinho. Temos conseguido adesão dos alunos e continuamos com a busca ativa", acrescentou.

Desde 27 de abril, a Secretaria Estadual de Educação trabalha com o Centro de Mídias SP para transmissão de aulas a distância, assim como aulas online com os professores de cada unidade, atividades impressas disponibilizadas nas escolas, entre outras alternativas.

 

Deixe uma resposta

Comentários