Dia D vacina 2.341 pessoas em Mogi contra a paralisia infantil

No Dia D de vacinação contra a poliomielite, que ocorreu no sábado passado, em Mogi das Cruzes, foram aplicadas 2.341 doses de imunização contra a doença. Para a Secretaria Municipal de Saúde, a adesão ainda está abaixo do esperado, já que apenas 22,5% do público-alvo, que é de aproximadamente 23 mil pessoas, foi atingido desde o início da campanha de imunização, que começou no dia 5 deste mês.

A ação termina no próximo dia 30, quando a expectativa de vacinar 95% do público- alvo deve ser atingida. Até ontem, no entanto, apenas 5.181 pessoas foram imunizadas. Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, nenhum caso de poliomielite foi registrado neste ano. "Não houve nenhum caso da doença no ano anterior e neste ano em Mogi, isso se deve à erradicação do vírus no Brasil. Por este motivo, o objetivo da nossa campanha de vacinação é manter o vírus erradicado", explicou o Executivo, na tarde de ontem.

Os pais ou responsáveis devem levar as crianças a uma unidade de saúde munidos da carteira de vacinação para que um profissional avalie quais doses precisam ser aplicadas. O objetivo é garantir a imunização coletiva contra a paralisia infantil em crianças de 1 até 5 anos e atualizar a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes entre zero e 14 anos, reforçando a proteção contra paralisia infantil (poliomielite) nos menores de 5 anos.

Além da gotinha contra a paralisia infantil, o calendário vacinal inclui outros 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarréia); poliomielite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b - Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A.

Nova vacina

Neste ano, também passou a integrar o SUS uma nova vacina, já inserida na campanha: Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. Ainda no sábado anterior, foi feito o Dia D dessa Multivacinação, que teve uma adesão de 2.646 doses.