Construção de terminais é assunto nas eleições 2020

Com a proximidade das eleições municipais, uma antiga demanda da sociedade civil organizada voltou à tona: a necessidade de construção de terminais de ônibus em distritos afastados da centralidade. O tema é assunto para o Plano de Governo do atual prefeito e candidato à reeleição Marcus Melo (PSDB), que prometeu construir terminais em Cezar de Souza e Braz Cubas nos próximos anos, caso seja reeleito. O mesmo propõe o candidato Michael Della Torre (PTC), que projeta um terminal na divisa entre Cezar de Souza e Botujuru e outro em Jundiapeba.

Mesmo com a redução da frota de ônibus na cidade durante a pandemia do coronavírus, a reclamação de aglomeração nos coletivos é constante. Desde segunda-feira passada, 88% da frota está de volta às ruas. Além da lotação, o tempo de espera nos pontos, principalmente em bairros mais afastados do centro, são gargalos que só poderão ser resolvidos com projetos em longo prazo. 

O distrito de Cezar de Souza é visto como o mais promissor para o desenvolvimento nos próximos anos e, Braz Cubas, o mais populoso da cidade. O arquiteto e presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes (AEAMC), Nelson Batalha, relembrou que não é de hoje que a Prefeitura deveria dar mais atenção a essas duas localidades no que diz respeito à oferta de transporte público. "Passou da hora desses distritos terem seus terminais. Muitas pessoas trabalham no centro e precisam utilizar veículo particular para se deslocar. Em Cezar por exemplo, fica tudo parado pela manhã", explicou Batalha. "Quanto mais você melhora o transporte público, mais carros são tirados das ruas e mais o trânsito flui", completou.

No mesmo sentido, o presidente da AEAMC afirmou que a proposta para instalação de um terminal em Jundiapeba também é muito interessante, pelos mesmos motivos. "Jundiapeba é ainda mais distante do centro do que Braz Cubas e faz muita falta um terminal no distrito. É um bairro que cresceu muito e precisa de uma ligação mais rápida e que facilite os moradores", disse.

Segundo o prefeito Marcus Melo, a implantação de terminais nos distritos de Cezar de Souza e Braz Cubas faz parte de um projeto de reorganização do transporte coletivo, que busca oferecer mais eficiência e atendimento à população. Pelo projeto, os terminais receberão as linhas vindas dos bairros, ao mesmo tempo em que deles sairiam linhas que fariam a ligação entre os distritos e a região central. "Com isso, a utilização dos ônibus será otimizada, possibilitando ampliação do atendimento à população e maior regularidade nos horários, uma vez que as linhas não precisarão atravessar toda a cidade para chegar aos bairros", informou.

O Terminal de Cezar de Souza já consta no projeto Mais Mogi Ecotietê e está previsto para ser construído em um terreno próximo à avenida Ricieri José Marcatto e à futura avenida Parque, que será construída. Já em relação ao distrito de Braz Cubas, o local para receber a implantação está sendo estudado.

CPTM até Cezar

Em seus Planos de Governo o prefeito Marcus Melo e o candidato Fred Costa (PDT) prometeram intensificar a cobrança junto ao governo do Estado para que os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) cheguem até Cezar de Souza, outra antiga demanda dos moradores do distrito.

Segundo o presidente da AEAMC, a proposta é necessária e precisa da participação da sociedade para que saia do papel. "É mais um meio de transporte coletivo barato, com qualidade e rapidez. A cobrança é necessária", concluiu Batalha. (F.A.)

Deixe uma resposta

Comentários