Prefeitura quer evitar Finados com aglomeração no cemitérios

Para que não ocorram episódios de aglomeração, a Secretaria de Governo de Mogi das Cruzes recomenda que no Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, os visitantes planejem suas visitas para outros dias. O remanejamento deve diminuir o número de pessoas nos cemitérios.

No feriado, os cemitérios estarão abertos à visitação das 8 às 18 horas e o publico deverá observar obrigatoriamente os cuidados sanitários, como a utilização de máscaras de proteção facial, o distanciamento e o uso de álcool em gel. Para facilitar o deslocamentos nos cemitérios municipais, o visitante pode verificar com antecedência a localização exata das sepulturas acessando o site http://online.pmmc.com.br/servicos/?page=servicos/pc&p=cemw020&op=sepultado, digitar o nome completo de quem deseja e o sistema mostrará o local exato onde a pessoa está sepultada. A Prefeitura explicou que não há uma expectativa de visitantes, já que este é um ano atípico devido ao coronavírus (Covid-19).

O secretário municipal de Governo, Marco Antonio Pinto Soares Júnior, informou que o protocolo de medidas sanitárias adotado durante as visitas aos falecidos será rigoroso. "Criaremos, separadamente, uma via de acesso e outra de saída nos cemitérios municipais para que não haja a possibilidade de aglomeração. Além disso, também disponibilizamos álcool em gel".

Antes do Dia dos Finados, a Prefeitura deve finalizar alguns reparos nos cemitérios municipais como construção e reforma de sepulturas até o dia 25 de outubro; pintura de sepulturas e muretas até o dia 27; limpeza em geral, inclusive lavagem de sepulturas a partir de 19, diariamente (exceto domingos) até o dia 31 deste mês.