Mogi já aplicou quase 34 mil doses contra sarampo

Quase 34 mil doses da vacina contra o sarampo já foram aplicadas em Mogi das Cruzes desde janeiro. A Secretaria Municipal de Saúde apontou que até a tarde de terça-feira havia aplicado 33.853 doses. A campanha, que teve início no dia 15 de julho, será encerrada hoje, já que as atividades municipais serão interrompidas na sexta-feira em comemoração ao Dia do Servidor Público.

De acordo com a Prefeitura de Mogi, as doses estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde, das 8 horas às 16h30. É importante comparecer munido da caderneta de vacinação além do documento pessoal para que os profissionais de saúde avaliem a necessidade ou não da vacina.

O sarampo é uma doença viral aguda, infectocontagiosa, altamente transmissível e que pode apresentar complicações, principalmente em crianças e em pessoas com imunidade comprometida. O contágio acontece por meio de secreções respiratórias.

Os sintomas têm geralmente duração de três a cinco dias e caracterizam-se por febre, mal-estar, coriza, conjuntivite, tosse e falta de apetite. Manchas vermelhas na pele iniciam na região atrás da orelha, espalhando-se para a face, pescoço e demais membros. O diagnóstico é clínico e deve ser confirmado por exames de sangue.

Devem tomar a vacina os bebês de 6 a 11 meses; quem ainda não possui a dose zero registrada na caderneta; pessoas com idade até 29 anos caso não tenham recebido duas doses e indivíduos de 30 a 49 anos. É importante lembrar que todos devem tomar uma dose.

Deixe uma resposta

Comentários