Parceria traz cursos remotos para Mogi, Suzano e Biritiba

O governo do Estado dará início ao primeiro Mutirão de Qualificação, com a oferta de mais de 240 mil vagas em cursos gratuitos dos programas Via Rápida, Novotec, São Paulo Criativo, SP Tech e Empreenda Rápido. Os cursos virtuais, remotos e presenciais estarão disponíveis nos 645 municípios. A ação foi divulgada na segunda-feira.

De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, a maioria dos cursos não são delimitados por cidade, em razão disso, moradores de todos os municípios podem se inscrever, entretanto há algumas vagas que destinada a um determinado local como é o caso dos cursos de Técnica de Vendas, com 20 vagas, e Assistente Administrativo, com 30, para Biritiba Mirim; 20 para o curso de Auxiliar de Logística em Mogi das Cruzes, e 20 vagas para Recepção e Atendimento em Suzano. O interessado fará o curso de maneira remota.

"Essa é a maior oferta de vagas gratuitas para qualificação profissional já feita, e pessoas que são qualificadas têm mais chances de obter empregos com melhores condições salariais", disse o governador João Doria (PSDB) na ocasião .

A iniciativa é realizada pela secretaria em parceria com o Centro Paula Souza, Senac, Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Sebrae, entre outros. Os cursos estão divididos em dois pilares: qualificação profissional e empreendedorismo, para jovens e adultos. São mais de 30 opções em áreas como varejo, gestão, tecnologia, economia criativa e idiomas. As aulas serão realizadas em formato online (teleaula e autoinstrucional) ou presencial. As inscrições estão abertas e são feitas virtualmente nas entidades reesposáveis pelo curso.