Tribunal Eleitoral registra cinco renúncias em Mogi

Protássio Nogueira espera
julgamento de recurso
Protássio Nogueira espera julgamento de recurso - FOTO: Mogi News/Arquivo
Do total de 586 candidatos a vereador e vereadora aprovados em convenções partidárias em Mogi das Cruzes, cinco renunciaram ao cargo e 63 tiveram suas candidaturas indeferidas pela Justiça Eleitoral. Destes indeferimentos, apenas dois entraram com recurso, que já constam no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e estão tentando salvar suas candidaturas.

Os que renunciaram são Bruno Santos (MDB), Genésio dos Santos (PSOL), Sergio Bento de Arruda (PDT), além dos dois vereadores que foram presos em setembro na operação Legis Easy, Jean Lopes (PL) e Carlos Evaristo (PSB), acusados pelo Ministério Público (MP) de corrupção e desvio de dinheiro.

Dentre os partidos que concorrem ao pleito, o Pros foi o que mais perdeu candidatos com o indeferimento de candidatura - 21 ao todo. Distante do Pros, o Partido Republicano aparece como segundo que mais perdeu concorrentes, com nove candidaturas rejeitadas, e, em seguida, aparecem PRTB e Patriota, ambos com oito cada. O único nesta situação de indeferimento que busca a reeleição é o vereador Protássio Nogueira (PSDB), que já entrou com recurso junto ao TSE e, em sua candidatura, consta "indeferido com recurso".

Além dessas legendas que somaram mais perdas, MDB, PDT, PSC, PT, DEM, PL,  Solidariedade, PTC, PCO, PSL e PSDB também figuram nos registros do TSE com candidatos impossibilitados à disputa.

Na última segunda-feira, terminou o prazo para o pedido de substituição de candidatos aos cargos de prefeito e vereador para as eleições municipais. Desde então, um candidato só poderá ser substituído em caso de falecimento.

Data

As eleições municipais foram adiadas de outubro para novembro por causa da pandemia do coronavírus. A escolha de prefeitos e vereadores, em todo o país, será agora em 15 de novembro - primeiro turno - e 29 de novembro nos locais onde houver uma segunda rodada da disputa.

Deixe uma resposta

Comentários