Cirurgias eletivas retornam após a metade de novembro

Suspensas desde março por conta da utilização do Hospital Municipal de Braz Cubas como centro de referência para o tratamento do coronavírus (Covid-19), as cirurgias eletivas serão retomadas em meados de novembro. A informação foi passada pelo secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel, em entrevista à reportagem.

Segundo o titular da Pasta mogiana, a primeira especialidade atendida será a de Ginecologia. Ela será utilizada para testar o novo fluxo de pacientes e, a partir dessa análise, a realização de procedimentos cirúrgicos a outras especialidades será ampliada gradualmente.

Na próxima semana, as pacientes que estão na fila de espera para a realização das cirurgias ginecológicas serão chamadas pela Secretaria Municipal de Saúde para a atualização dos exames necessários para o procedimento.

"Devemos começar (a realização de cirurgias) na outra semana (a partir de 9 de novembro), mais tardar na segunda quinzena de novembro", informou o titular da Pasta. "Temos que ter cuidados redobrados com o retorno, para a segurança de todos", completou Naufel.

De acordo com o secretário, mudanças de distribuição do espaço no Hospital Municipal de Braz Cubas já estão sendo realizadas atualmente, visando a liberação do centro cirúrgico que hoje é utilizado como Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Quando questionado sobre o motivo que permitiu o retorno dos procedimentos cirúrgicos sem urgência, o titular da Pasta apontou a estabilização dos casos internados como principal fator.

As cirurgias eletivas estão suspensas desde 23 de março, devido ao avanço do coronavírus na cidade. A aparente estabilidade dos indicadores sobre a pandemia da Covid-19 na cidade possibilitou que a Pasta começasse a viabilizar o retorno de alguns procedimentos cirúrgicos.

Exames

No início de setembro, a realização de exames como ultrassonografia, ressonância e tomografia, foi retomada no município. Como antecipado pelo Grupo Mogi News no começo de agosto, outros exames também voltaram a ser feitos: mamografia, colonoscopia, endoscopia, ecocardiograma, eletrocardiograma, cintilografia e a punção aspirativa por agulha fina (Paaf). Os exames estão sendo realizados em unidades como o Pró-Mulher, Santa Casa, Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, Posto de Saúde Vila Suissa e Unidade Clínica de Fisioterapia e Reabilitação (Unica Fisio), além de unidades estaduais de Saúde, como o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e Hospital Luzia de Pinho Melo.