Parques abertos

Um dos poucos locais de área verde possível de se frequentar no Alto Tietê são os parques municipais, entre eles estão o Leon Feffer e Centenário, em Mogi das Cruzes, o Max Feffer, em Suzano, e o Mario do Canto, em Itaquaquecetuba. Eles guardam um pouco da Mata Atlântica, vegetação que margeia a costa brasileira e ganha esse nome em razão do oceano Atlântico.

Em Mogi, Suzano e Itaquá os parques já estão abertos ao público, mas com as chamadas regras de higiene para que a transmissão do coronavírus seja a menor possível, no entanto, em Suzano e Itaquá, os espaços já estão funcionando, inclusive aos finais de semana, mas em Mogi ainda não.

O mesmo ocorre com a cidade de São Paulo, porém, os parques estaduais e municipais da capital reabrirão neste sábado aos finais de semana, também obedecendo regras de higiene, utilização de máscaras, e entrada limitada a 60% da capacidade.

Apesar desse precedente na capital e na região, Mogi ainda irá manter, ao menos por enquanto, os parques fechados. Antes, haverá estudos em razão da nova ampliação de horário para viabilizar a liberação aos sábados e domingo.

Estes parques são alguns dos poucos lugares que ainda sobram e que não necessitam de celulares, computadores, ou qualquer outra parafernália tecnológica para se divertir e ter um momento de sossego. Aliás, estes espaços são ótimos para se desconectar do mundo virtual e ficar mais próximo da natureza.

Seria bom que os parques de Mogi das Cruzes retornassem o quanto antes, com os devidos estudos de segurança sanitária em conformidade. Sem o uso aos finais se semana, sobra para a população caminhar nas ruas ou passear em locais fechados, onde pode ser maior o risco de contaminação por coronavírus, em função da pouca renovação e movimentação de ar.

Em época de pandemia, respirar um pouco de ar puro, como já fazem Suzano e Itaquá e, a partir deste sábado, a capital paulista, durante o final de semana, é uma boa saída para a população ter contato com a natureza e se desestressar desse período tão complicado e com tantas restrições.