Reino Unido vai buscar recursos estrangeiros

Cada vez mais preparado para a independência com a saída da União Europeia (UE) no processo do Brexit, o governo do Reino Unido anunciou ontem a criação de um escritório de investimentos para aumentar a entrada de recursos estrangeiros no país. Dentro do pacote, anunciou também a intenção de emitir títulos verdes soberanos em 2021, área vista pela City como uma das cartas na manga para depois do divórcio.

De acordo com o Ministério de Comércio Internacional, o investimento estrangeiro direto (IED) desempenha um papel crucial nos planos do governo para a recuperação econômica, aumentando a produtividade, fomentando a inovação e criando empregos.

Dados da pasta revelam que, no acumulado de 2019 e 2020 até agora, mais de 39 mil postos de trabalho foram criados na Inglaterra graças a projetos de IED, com mais de 26 mil fora de Londres, quase 3 mil na Escócia, mais de 2,5 mil no País de Gales e 2 mil na Irlanda do Norte.

Esses recursos também teriam gerado 10.224 empregos no setor de software e serviços de informática, 4.750 empregos no de alimentos e bebidas, 5.109 em eletrônica e comunicações, 2.225 vagas de engenharia avançada e cadeia de abastecimento, 3.212 no setor automotivo e 1.522 no aeroespacial nesses dois anos até agora.

O anúncio do Office for Investment foi feito pelo primeiro-ministro Boris Johnson e é uma resposta à movimentação que ocorre no mundo. "À medida que a competição global se intensifica, uma abordagem mais estruturada apoiará melhor os investidores existentes e os investimentos em campos de alto valor e alto impacto. Por sua vez, isso ajudará a maximizar o papel positivo que o investimento desempenha na economia do Reino Unido", trouxe o comunicado do governo.

Um dos papeis do Escritório de Investimento será o de procurar resolver as barreiras potenciais para o desembarque desses investimentos, incluindo restrições regulatórias e questões de planejamento. A transformação operacional foi projetada para garantir que o Reino Unido seja o destino mais atraente do mundo para investir. (E.C.) 

Deixe uma resposta

Comentários