Região realiza ações para prevenir câncer de próstata

No mês de conscientização em relação a doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, as cidades do Alto Tietê promoverão eventos e ações voltadas ao "Novembro Azul" .

A Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes informou que as Unidades Básica de Saúde (UBS) estarão realizando exames de PSA (exame para detecção de alterações hormonais que podem indicar câncer de próstata). Os testes serão disponibilizados para homens entre 45 e 70 anos que não estejam em tratamento com urologista, nem tenham realizado esse procedimento diagnóstico nos últimos doze meses.

Já Suzano, abrangerá todas as UBS do município. As unidades realizarão o acolhimento de homens acima de 40 anos, fornecendo guias para realização de exame de PSA.

Em Itaquaquecetuba, , a maioria das UBS também prestará orientações sobre o câncer de próstata nas salas de espera e corredores, enquanto o paciente aguarda o atendimento. Além disso, alguns eventos já foram programados. O primeiro deles será na Unidade Saúde da Família (USF), na Vila Ursulina, no próximo dia 13, às 8 horas. No dia 24, 25 e 26, a ação será realizada na USF Pequeno Coração, também às 8 horas.

Poá também promoverá ações preventivas contra o câncer de próstata. O evento para conscientização será realizado no próximo sábado, no Pronto Atendimento Infantil Saúde da Criança e UBS de Calmon Viana às 8h15. Na ocasião, serão ofertados exames de PSA, testes rápidos, auriculoterapia e vacinação. (L.K.)