Óbitos por coronavírus caem 14% entre setembro e outubro

A quantidade de mortes causadas pelo coronavírus (Covid-19) em Mogi das Cruzes diminuiu 14% no mês de outubro em relação a setembro. Os dados do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) apontam que, no município, 55 moradores perderam a batalha para a Covid-19 há dois meses.

Por outro lado, um mês depois, em outubro, o número de óbitos pela doença viral caiu para 47. O levantamento realizado pela reportagem com base nos dados do Condemat, e da Prefeitura, revelou ainda que mais pessoas faleceram na 2º quinzena de outubro especificamente em Mogi, já que foram registrados 22 óbitos do dia 1º ao 15 de outubro e 25 do dia 15 ao 30 do mesmo mês, uma elevação de 13,6%.

De acordo com a Prefeitura, os leitos de Enfermaria estão com 68,6% de ocupação por pacientes com o novo vírus, enquanto a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é de 56,5%. Embora solicitados, os números de ocupação de leitos nos hospitais estaduais de Mogi não foram repassados pela Secretaria de Estado da Saúde até o fechamento desta edição.

As mortes em Suzano diminuíram em 53%, passando de 32 em todo o mês de setembro para 15 em outubro. As informações da Prefeitura de Suzano apontaram que, de 28 leitos disponíveis na cidade para internações por Covid-19, dois deles estão ocupados, o que corresponde à taxa de 7,14% do total de vagas.

Em Itaquá, o percentual de queda das mortes de outubro a setembro ficou próximo ao observado em Suzano: 52%. Isso porque, há dois meses, foram somados 41 falecimentos pelo novo vírus, enquanto em outubro esse número caiu para 20 óbitos. Na cidade não existem leitos municipais, apenas estaduais, e até o fechamento desta edição a Secretaria de Estado da Saúde não havia fornecido a porcentagem de ocupação do Hospital Santa Marcelina.

Ferraz encerrou o mês de outubro com queda de 44% no número de falecimentos pela doença, no comparativo com setembro. Os números fornecidos diariamente pelo Condemat pontuam que as mortes no município caíram de 25 para 14 de um mês ao outro. Além do Estado, que administra o Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, a Prefeitura também não informou a porcentagem de ocupação dos leitos.

Por fim, Poá teve uma diminuição percentual de 50% em relação às mortes por Covid-19 em setembro e outubro. Os óbitos caíram de 47 para sete .