Quantidade de mesários cai 11% nas eleições municipais

Homens são minoria entre os mesários voluntários e convocados para a eleição
Homens são minoria entre os mesários voluntários e convocados para a eleição - FOTO: Divulgação
A quantidade de mesários que vão trabalhar durante as Eleições Municipais 2020 nas seções eleitorais de Mogi das Cruzes registrou queda de 11% neste ano na comparação com o último pleito municipal, realizado em 2016. Em 2020, 3.221 mesários trabalharão nas seções eleitorais no próximo dia 15, sendo que em 2016, eram 3.620 mesários.

Dentre os mesários há dois tipos, os voluntários e os convocados pela Justiça Eleitoral. As mulheres são a maioria dos mesários, com 70,2% de composição do total de selecionados (2.260), enquanto o público masculino representa apenas 29,8% do total. São mais comuns mesários com ensino superior completo (51,1%), solteiros (46,3%) e na faixa etária de 35 a 39 anos (20,8%).

O programa Mesário Voluntário foi criado com o objetivo de incentivar a adesão ao voluntariado para serviços eleitorais, de forma "consciente e espontânea", nas mesas receptoras de votos, como explica a Justiça Eleitoral. Do total, 81,6% é voluntário (2.627) e apenas 18,4% convocados (594).

Considerando a importância do tema, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), realiza, desde 2004, ações nesse sentido. Os interessados precisam ser qualificados e aptos a desempenhar satisfatoriamente suas atribuições no dia da eleição, recebendo o devido treinamento.

Há uma hierarquia dentre os mesários no dia da votação. O mesário presidente é a maior autoridade da seção, responsável por manter a ordem no recinto, dispondo da força pública quando necessário. Dentre suas principais atribuições destacam-se a verificação das credenciais dos fiscais, iniciar e encerrar a votação, digitar o número do título do eleitor no terminal do mesário, autorizando-o a votar ou a justificar, providenciar a entrega dos materiais à junta eleitoral e resolver as dificuldades e esclarecer as dúvidas que ocorrerem.

Os mesários 1 e 2 são responsáveis por localizar o nome do eleitor no caderno de votação e colher sua assinatura, ditar o número do título ao presidente, entregar o comprovante de votação ou de justificativa e devolver os documentos ao eleitor.

Os secretários são responsáveis pelo preenchimento da ata da mesa receptora de votos. Além disso, também são funções do secretário organizar os eleitores na fila, verificar se pertencem àquela seção, conferindo seus documentos, e controlar a entrada e a movimentação das pessoas na seção.

Deixe uma resposta

Comentários