Período integral

Cada vez mais popular no Brasil, o modelo de escolas em período integral será ampliado no Alto Tietê. Uma notícia importante do ponto de vista educacional.

Na última sexta-feira, o Grupo Mogi News informou que a região terá mais 11 escolas do Programa de Ensino Integral (PEI), sendo três em Mogi das Cruzes, três em Itaquaquecetuba, três em Poá e duas em Suzano - incluindo a Escola Estadual Professor Raul Brasil. Em todo o Estado serão 400 novas PEIs. A expansão foi anunciada na última quinta-feira pelo governador João Doria (PSDB) e pelo secretário da Educação, Rossieli Soares.

Com a medida, o total de unidades que funcionam nesta modalidade subirá de 364 em 2018, para 1.064 a partir de 2021, representando um aumento de quase 300%. Apesar do grande desafio com o déficit de aprendizagem gerado neste ano devido à pandemia da Covid-19, a novidade é animadora.

Os alunos deste modelo de ensino contam com jornada de estudos de até nove horas e meia que oferecem a eles a possibilidade de cursar o ensino técnico aliado ao ensino médio. Há ainda os Centros de Línguas que ensinam idiomas como italiano, francês e japonês gratuitamente no turno seguinte ao das aulas regulares. A expectativa é que o rendimento escolar aumente e haja um maior aproveitamento das atividades extracurriculares com o incentivo à participação.

Há de se considerar pontos que precisam ser aperfeiçoados. Por exemplo, a pouca diversidade com a convivência limitada aos mesmos colegas e professores. Além disso, é preciso planejamento, um desafio gigante para o ensino brasileiro, para evitar longos períodos de ociosidade dos estudantes.

Entretanto, tamanhos são os impactos positivos da educação em tempo integral que o Ministério da Educação (MEC) estabeleceu como uma das metas do Compromisso Nacional pela Educação Básica. Um dos objetivos é a ampliação da quantidade de vagas para o ensino médio em tempo integral.

É necessário planejamento e competência na execução desta expansão do período integral para que, todo potencial positivo seja aproveitado e tenha resultado efetivo no dia a dia dos alunos e das escolas.

Deixe uma resposta

Comentários