98% dos alunos fazem rematrícula na região

Um total de 98% dos alunos das escolas estaduais do Alto Tietê demonstrou interesse em continuar na rede e já efetivou a rematrícula para de 2021. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Educação e são referentes ao registrado pelas três diretorias de Ensino da região, localizadas em Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba.

Ainda que o prazo para realizar as rematrículas já tivesse sido prorrogado até 30 de outubro, a Pasta informou que trabalha com prazos apenas para ter uma maior controle da situação e lembrar aos pais e alunos da necessidade de manifestar o interesse por meio da confirmação de continuidade no sistema. Fora desses períodos, a rematrícula ainda pode ser efetuada durante todo o ano.

A secretaria explicou, também, que para quem está fora da rede estadual, como alunos dos sistemas privados ou municipais, a distribuição de vagas funciona por geolocalização, portanto, o aluno é sempre encaminhado para o local mais próximo que puder atende-lo, e se preciso for, novas salas poderão ser abertas para atender a demanda.

Nas redes municipais das cidades do G5 - cinco cidades mais populosas do Alto Tietê - as rematrículas também já foram efetivadas ou estão em processo aberto para manutenção do interesses e necessidade dos pais e alunos.

Em Mogi das Cruzes, a Secretaria Municipal de Educação informou que 100% dos alunos com matrícula ativa em 2020 já foram rematriculados para o próximo ano. O prazo está aberto até o dia 29 de outubro e assim no na rede Estadual, os alunos são atendidos por setorização, ou seja, o encaminhamento de vagas é feito pela relação com o endereço do aluno.

A Prefeitura de Itaquaquecetuba comunicou que em razão da pandemia, todos os estudantes matriculados no ano de 2020 nas escolas municipais terão a rematrícula garantida para o ano de 2021. A efetivação será realizada durante a primeira reunião presencial do próximo ano, quando pais ou responsáveis deverão assinar os documentos necessários para rematrícula dos estudantes da rede.

Em Suzano, o período para rematrícula ainda está aberto, teve início na terça-feira passada e está programado para continuar até o próximo dia 30. Além da inscrição dos alunos que já estão na rede o período de matrícula para novos estudantes também foi prorrogado devido à pandemia e para auxiliar os pais que tiveram dificuldade em realizar o processo dentro do primeiro prazo. Até o momento a Secretaria de Educação de Suzano já recebeu 3,2 mil inscrições.

Ferraz de Vasconcelos também prorrogou o prazo para as inscrições que agora vai até 4 de dezembro e Poá está com o processo aberto nas unidades escolares municipais de educação infantil desde 26 de outubro, aceitando também rematrículas pela internet.

*Texto supervisionado pelo editor.