Calendário eleitoral prevê fim das campanhas nesta quinta

Os candidatos a prefeito e vereador que concorrerão nas eleições municipais 2020 aceleraram o ritmo de suas campanhas, intensificando agendas de visitas e reuniões com eleitores. Isso porque, nesta quinta-feira, se encerra a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa ao primeiro turno.

Além disso, quinta-feira também é o último dia para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de som fixa. O prazo limite para os candidatos realizarem suas reuniões, com carros de som e outras ferramentas de divulgação vai até o final da noite de quinta-feira, com exceção do comício de encerramento da campanha, que poderá ser prorrogado por mais duas horas, estendendo o encontro até às 2 horas da madrugada de sexta-feira.

Outros dois acontecimentos, mais burocráticos e menos práticos que a suspensão das campanhas eleitorais, também ocorrem nesta quinta-feira. A partir da data, o TSE poderá divulgar comunicados, boletins e instruções ao eleitorado em até 10 minutos diários, requisitados às emissoras de rádio e de televisão, que poderão ser somados e usados em dias espaçados. Por conta da pandemia da Covid-19 e todas as medidas adotas pela Justiça Eleitoral para que o pleito ocorra com segurança sanitária, é esperado que a comunicação do TSE com os eleitores seja mais intensa nesse ano, reforçando os cuidados e as mudanças que foram necessárias em razão do novo coronavírus.

Além disso, também na quinta-feira ocorre a publicação no Diário da Justiça Eletrônico nas capitais e, na forma estabelecida pelos tribunais regionais eleitorais nas demais localidades, do edital convocando os representantes dos partidos, das coligações, do Ministério Público (MP) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para acompanhar a liberação do Sistema de Gerenciamento da Totalização (Sistot) nas zonas eleitorais.

Debates

A quinta-feira também marca o último dia para a realização de debate no rádio e na televisão. A Justiça Eleitoral tolera a realização deste tipo de encontro para exposição de propostas até às 7 horas da sexta-feira, que irá anteceder o pleito.

O único debate realizado em Mogi das Cruzes que mobilizou grande quantidade de eleitores e contou com a participação de cinco dos sete candidatos foi o promovido pela página do Facebook Vida em Debate. Na oportunidade, Caio Cunha (Pode), Fred Costa (PDT), Felipe Lintz (PT), Michael Della Torre (PTC) e Rodrigo Valverde (PT) debateram por mais de duas horas suas propostas para a cidade e tentaram se desvincular ao máximo das últimas gestões do Executivo.