Campanhas prorrogadas buscam melhorar cobertura

Prorrogada para o dia 30 deste mês, a campanha de multivacinação em Mogi das Cruzes contabilizou a aplicação, até segunda-feira passada, 14.150 doses contra a poliomielite, focadas da imunização contra a paralisia infantil de crianças de 1 a 4 anos. O total corresponde a 61,47% de cobertura total e a meta é vacinar 95% do público-alvo, que é de 23.004.

Em relação ao sarampo, que tem campanha própria, já foram aplicadas 14.522 doses na cidade. A campanha também se encerra no dia 30 deste mês e o público são pessoas de 30 a 49 anos.

"Até o momento, na campanha de multivacinação, foram aplicadas 29.285 doses do calendário oficial em crianças e adolescentes de zero a 14 anos, 11 meses e 29 dias", acrescentou a Secretária Municipal de Saúde.

A Secretaria de Estado da Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra a poliomielite e multivacinação em todo o território paulista para aumentar a cobertura vacinal. As doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde de Mogi, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16h30. Os endereços e horários podem ser consultados no site oficial da Prefeitura.

É permitido apenas um acompanhante por criança e as salas de imunização foram organizadas para respeitar o distanciamento social e os protocolos de higienização. Pessoas com suspeita, confirmação de Covid-19, ou que foram expostas ao vírus não devem comparecer às unidades.

Além da gotinha, o calendário vacinal inclui outros 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b - Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A.

Neste ano, também passou a integrar o Sistema Único de Saúde (SUS) uma nova vacina, já inserida na campanha: Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. (T.M.)

Deixe uma resposta

Comentários