Sete urnas precisaram ser substituídas em Mogi

Durante a eleição municipal do último domingo sete urnas eletrônicas tiveram de ser substituídas nas seções eleitorais em Mogi das Cruzes por mau funcionamento. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no final da tarde da última segunda-feira, um dia após o pleito.

Nas cinco cidades mais populosas do Alto Tietê, incluindo Mogi, 15 urnas foram trocadas pelo mesmo motivo. Foram três equipamentos substituídos em Suzano, dois em Itaquaquecetuba, dois em Poá e um em Ferraz de Vasconcelos.

O maior problema desta eleição no Alto Tietê e em outras localidades do Estado não foi a substituição de urnas, mas a extinção de seções eleitorais que resultou em longas filas para a votação e a mudança do local de voto de alguns eleitores.

Com 79 seções a menos em Mogi, 117 em Suzano e 341 em todo o Alto Tietê, muitos eleitores tiveram dificuldades para encontrar o local onde iriam votar. Em Mogi, houve casos em que, sem comunicação prévia da Justiça Eleitoral, foi alterada a escola onde o eleitor deveria comparecer, o que causou mais transtornos.

O motivo foi a não utilização de mais de 30 mil equipamentos de votação em todo o Estado de São Paulo. Segundo a Justiça Eleitoral, para evitar transtornos na hora de votar, a recomendação era que o eleitor verificasse a zona e a seção eleitoral antes de sair de casa, entretanto, muitos não seguiram a orientação.

Estado

O TRE-SP divulgou um balanço por volta das 20h30 do domingo das eleições. No Estado, 656 urnas precisaram ser substituídas, sendo 195 na capital e 461 no interior.

Em todo o Estado, mais de 30 ocorrências foram registradas relacionadas a boca de urna e compra de votos, incluindo nove prisões. Em Campinas, um mesário foi preso após se ausentar da seção eleitoral sem justificativa. Já em São Carlos, na 121ª zona eleitoral, houve necessidade do uso de cédulas de papel.

Segundo o desembargador Waldir Sebastião Nuevo Campos, presidente do TRE-SP em entrevista no dia do pleito, a eleição transcorreu "sem ocorrências importantes que pudessem prejudicar a legitimidade do pleito". (F.A.)

Deixe uma resposta

Comentários