48 mil famílias recebem o benefício da tarifa social

Mais de 48 mil famílias que residem em Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano têm garantida a tarifa social do pagamento da contas de luz. Estes municípios são abastecidos pela EDP, que só não fornece energia a Arujá e Santa Isabel, no Alto Tietê.

Ao todo, 48.526 famílias de baixa renda têm acesso ao benefício, o desconto varia de acordo com o próprio consumo de energia, podendo chegar a até 65% e é concedido para os primeiros 220 kWh consumidos mensalmente por clientes classificados como de baixa renda.

Só em Mogi, a cidade mais populosa dentre as oito, 13.585 famílias recebem a isenção das tarifas mensais de energia elétrica. Em Itaquá, o total é de 11.667 famílias, que também são participantes do programa. Em Suzano existem 9.219 famílias participantes da Tarifa Social

Ainda de acordo com a EDP Bandeirantes, 5.407 famílias de Ferraz têm garantidas a isenção; além das 4.816 em Poá, 1.424 em Biritiba, 1.358 em Guararema e outras 1.050 em Salesópolis. Por fim, os demais requisitos para ser beneficiado pelos descontos são: famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único e pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

Negociação de atrasos

A distribuidora iniciou anteontem o Feirão de Negociação EDP, que oferecerá acordos aos consumidores com dificuldades para manter as contas de energia em dia. Durante todo o feirão os clientes poderão parcelar os débitos em até 24 vezes.