Concorrentes também são vítimas de notícias falsas

'Notícia falsa prejudica 
o eleitor', diz Melo
'Notícia falsa prejudica o eleitor', diz Melo - FOTO: Divulgação
As fake news tornaram-se uma constante durante as eleições presidenciais de 2018 e sua herdeira direta, as eleições municipais deste ano, também colhem os frutos da disseminação massiva de conteúdo não apurado e de credibilidade duvidosa. Em Mogi das Cruzes, não tem sido diferente. Os prefeituráveis que alcançaram o 2° turno relatam frequentes ataques com inverdades compartilhadas nas redes sociais.

O vereador Caio Cunha (Pode) informou estar sendo vítima constante desse tipo de ataque. "Em apenas 24 horas já falaram que eu sou extremista, conservador, radical, homofóbico, defensor da cura gay, machista, opressor e uma variedade de outras mentiras. Nada disso define, nem pauta o meu trabalho como gestor público", explicou.

De acordo com Cunha, o maior prejudicado com as fake news são os eleitores mogianos, que ficam diretamente expostos e acabam perdendo o debate de propostas. Como forma de reverter as difamações, o candidato aposta na informação. "Nosso cuidado tem sido informar às pessoas sobre o site que criamos com respostas a todas as fakes news que surgem a nosso respeito e alertar para que nos procurem por qualquer informação desconexa que recebam para esclarecermos", contou.

Uma das mais recentes inverdades divulgadas, segundo Cunha, é sobre ele acabar com as creches subvencionadas. O candidato rebate a desinformação com sua experiência como parlamentar. "Nunca partiria de mim um posicionamento como esse, até porque, como vereador, tive a oportunidade de visitar muitas creches e acompanhar o trabalho realizado por essas escolas. O que precisa é, sim, de um diálogo maior do Poder Público e valorização do trabalho desempenhado, por isso, vamos renovar e melhorar a parceria com as entidades subvencionadas", completou.

O posicionamento do atual prefeito, Marcus Melo (PSDB), sobre as fake news e os riscos que elas podem trazer à imagem das pessoas será publicado amanhã pelo Mogi News.

*Texto supervisionado pelo editor.

Deixe uma resposta

Comentários