Propaganda eleitoral no rádio e televisão é retomada hoje

Começa hoje a propaganda eleitoral de rádio e TV dos candidatos que concorrem ao segundo turno das Eleições Municipais 2020. Serão dois blocos fixos de 10 minutos, divididos igualmente entre os dois concorrentes: Marcus Melo (PSDB) (42,3%, com 81.555 votos no primeiro turno ) e Caio Cunha (Pode) (28,3%, com 54.591 no primeiro turno).

No rádio, a propaganda ocorre das 7 horas às 7h10 e das 12 horas às 12h10. Já na TV, das 13 horas às 13h10 e das 20h30 às 20h40. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), será a campanha para o segundo turno mais curta da história, devido à pandemia.

Em primeiro turno, o atual prefeito Marcus Melo apresentou três focos principais durante sua campanha na televisão e rádio. Com 5 minutos e 44 segundos, o candidato iniciou sua propaganda apresentando as grandes obras da cidade iniciadas e ampliadas em sua gestão. Depois, o prefeito abriu espaço para a população que, por meio de videoconferências exibidas na propaganda eleitoral, questionou e ouviu propostas do candidato. Nos últimos dias, Melo humanizou sua campanha, visitando eleitores em bairros como Botujuru, Braz Cubas, Chácara dos Baianos, Chácara Santo Ângelo, dentre outros, expondo o posicionamento positivo destes eleitores.

Já o candidato Caio Cunha, que fez campanha na TV com 1 minuto e 11 segundos, agora terá igual tempo de propaganda eleitoral televisiva e enxerga a disputa mais igualitária neste segundo turno. "Sem dúvida, com o tempo maior de televisão durante a campanha eleitoral, terei a oportunidade de mostrar quem realmente sou. Em Mogi, 30% do eleitorado não me conhece, mesmo eu estando no segundo turno. Essa vai ser a oportunidade de mais pessoas conhecerem nosso projeto", projetou Caio Cunha à reportagem, no início da semana.

No primeiro turno, a campanha de Cunha pouco gastou, mas um dos grandes investimentos foi com a produção de conteúdo televisivo e redes sociais. No período, o vereador e candidato tentou mostrar problemas da gestão do atual prefeito Marcus Melo e propor soluções mais transparentes, como a divulgação de informações com mais clareza por parte da administração municipal.

Ao todo, os candidatos terão 25 minutos diários divididos em propagandas de 30 e 60 segundos distribuídos pelas emissoras de rádio e TV.

Regras

Segundo o calendário eleitoral, até o dia 28 de novembro - dia que antecede a votação -, alto-falantes e carros de som podem circular nas ruas. Também podem ocorrer carreatas, passeatas ou caminhadas, além da distribuição de material gráfico.

Já os comícios podem ser realizados até a quinta-feira que antecede o segundo turno, dia 26 de novembro. Os eventos deverão ocorrer entre as 8 horas e a meia-noite.