'Prêmio Negro Sim' ocorre nesta quinta, em Itaquá

A Edição de 2020 do"Prêmio Negro Sim", que vai ocorrer na quinta-feira, às 19 horas, no Itaquá Garden Shopping,terá como um dos principais destaques a presença da cantora, compositora e umas das mais importantes intérpretes de samba da música popular brasileira, Leci Brandão. Ela começou a carreira musical no início da década de 1970, tornando-se a primeira mulher a participar da ala de compositores da Estação Primeira de Mangueira, do Rio de Janeiro. Leci também foi eleita a segunda deputada negra da história da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) atuando sempre nas questões das populações indígenas e quilombolas, da juventude, em especial pobre e negra, das mulheres e do segmento LGBT.

Realizado desde 2015, o evento tem destaque no Alto Tietê, com edições realizadas em Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba, as três cidades mais populosas em concentração demográfica e de empresas do Alto Tietê.

O prêmio foi idealizado e é realizado pela jornalista Cida Móra, da Ícone Empresarial, em referência ao deputado José de Souza Cândido, falecido em 12 de fevereiro de 2012, Cândido foi vereador por três legislaturas e quando faleceu exercia mandato como deputado estadual pela segunda vez.

As pessoas que recebem a premiação são indicadas por entidades de classe e por influenciadores de opinião da região.
Um dos principais critérios para a escolha dos premiados não está relacionado diretamente à etnia, e sim a pessoas que apoiam a igualdade, movimentos sociais, e pessoas de todas as classes sociais e econômicas que tenham histórias repletas de superação e vitórias apesar das tribulações que circundam a comunidade negra.