Conselho formado por feirantes administrará Fundo Municipal

Criado recentemente, o Fundo Municipal de Abastecimento, de Alimentos e Bens de Consumo será de responsabilidade do conselho da categoria, composto por representantes do setor público e da iniciativa privada, formada por feirantes, varejistas, mercadistas e permissionários.

O conselho debate os assuntos de interesse das feiras-livres, varejões e mercados, assim como os caminhos que serão seguidos e decide as ações necessárias a partir de análises feitas em conjunto.

A Secretaria Municipal de Agricultura de Mogi das Cruzes informou que o Fundo Municipal faz parte do projeto Amigos dos Mercados, que na prática é uma ferramenta que permitirá a elaboração de parcerias público-privadas com empresas que tenham interesse em expor sua marca no Mercado do Produtor e nas feiras noturnas da cidade. As empresas poderão ajudar com recursos, que serão direcionados para o Fundo recém-aprovado.

O secretário municipal de Agricultura, Renato Abdo, disse que as empresas interessadas na divulgação de suas marcas podem contribuir com o fundo, ou, mediante aprovação de um Termo de Colaboração que tramita na Câmara Municipal, promover diretamente as melhorias para a categoria, sob aprovação do conselho. "O fundo aprovado vai receber o montante destas empresas que farão a publicidade nas feiras, mas nada impede que as próprias empresas também realizem as ações para as feiras e para os feirantes", disse o titular da Pasta. 

Questionado sobre a inovação que o projeto representa, o secretário Abdo lembrou que "nas crises é que as oportunidades são criadas". "Precisamos finalizar o processo", completou.

Segundo o projeto de lei aprovado na semana passada na Câmara Municipal, os valores poderão ser aplicados no financiamento total ou parcial de programas, aquisição de materiais permanentes e de consumo necessários ao desenvolvimento de programas e projetos do setor de abastecimento, investimentos no desenvolvimento de programas de capacitação para trabalhadores da área, dentre outras possibilidades.

Melhorias

Representando a Associação dos Feirantes de Mogi das Cruzes no Conselho de Abastecimento, de Alimentos e Bens de Consumo, o produtor e feirante Ivanildo Ferreira de Araújo relata que os investimentos realizados pela administração municipal nos últimos anos vão ao encontro dos anseios da categoria. Como exemplo recente, Araújo cita a cobertura das feiras livres em Mogi.

"Investimento o prefeito Marcus Melo já fez. A associação votou junto para que a reforma acontecesse. Como participantes do conselho a gente solicita melhorias, mas os investimentos estão ocorrendo", disse o titular da associação.

Deixe uma resposta

Comentários