Perfil na Câmara se manterá,mas com média de idade menor

Inês Paz é a vereadora eleita mais velha na legislatura do ano que vem.
Inês Paz é a vereadora eleita mais velha na legislatura do ano que vem. - FOTO: Diego Barbieri/CMMC
A renovação da Câmara Municipal de 60% (14 novos vereadores) também representou diminuição na média de idade dos parlamentares que estarão na próxima Legislatura. Atualmente, os 23 vereadores possuem média de 54 anos, incluindo parlamentares próximos aos 80 anos, entretanto, a partir do ano que vem, a média de idade será de 48 anos com os novos vereadores eleitos. Isso é o que revela o levamento realizado pela reportagem com base nos dados do portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nos outros quesitos, o perfil médio dos vereadores eleitos e que estarão na Câmara Municipal na próxima Legislatura em Mogi das Cruzes continua semelhante ao visto atualmente: homem, branco, casado e com ensino superior completo.

A média dos vereadores eleitos é semelhante a dos 586 candidatos que disputaram o pleito nas Eleições Municipais. Em todos os quesitos analisados (gênero, raça, estado civil, idade e escolaridade) a média dos candidatos é igual a média dos vereadores eleitos para a próxima Legislatura.

Três mulheres foram eleitas vereadoras em Mogi, triplicando a participação feminina no Legislativo mogiano. Mesmo com a alta votação e a eleição das três mulheres, o plenário da Câmara ainda será composto, em sua imensa maioria, por homens, sendo 20 eleitos.

Mesmo com aumento de 77% no número de candidatos que se declaram negros em Mogi das Cruzes nos últimos quatro anos (nas Eleições Municipais de 2016, eram 44 candidatos negros, ao passo que no pleito deste ano, a quantidade quase que dobrou, saltando para 78 concorrentes), apenas dois foram eleitos em Mogi.

A raça que ainda prevalecerá em quantidade no plenário é a branca, com 12 vereadores eleitos. Os que declararam ser pardos, são cinco, além de quatro eleitos que se declararam amarelos.

Em relação a idade, haverá um choque de gerações na Câmara em 2021. No mesmo pleito que a população mogiana elegeu a vereadora mais jovem da história, Malu Fernandes (SD), o eleitorado também elegeu Inês Paz (PSOL), com 68 anos, a de maior idade que estará na próxima Legislatura.

Brasil

A realidade em Mogi das Cruzes é bem semelhante ao visto na média do território nacional, nos mais de 58 mil eleitos para as Câmaras municipais a partir de 2021. O perfil médio do vereador eleito no último dia 15 também é de homem, branco e casado. A diferença está na escolaridade, em que a média nacional é de ensino médio completo; e da idade, que é um pouco mais jovem que em Mogi, com média de 44 anos - em Mogi das Cruzs, a média é de 48 anos.

Apenas 16% dos vereadores eleitos são do sexo feminino. São pouco mais de 9 mil vereadoras para mais de 58 mil vereadores nas Câmaras espalhadas pelo Brasil. Mais de 900 Legislativos não contarão com nem uma mulher.