Propaganda eleitoral no rádio e TV termina hoje

A propaganda eleitoral gratuita na rádio e na televisão, dedicada ao segundo turno das Eleições 2020, se encerra hoje. A veiculação das propagandas de Marcus Melo (PSDB) (42,3%, com 81.555 votos no primeiro turno ) e Caio Cunha (Pode) (28,3%, com 54.591 votos no primeiro turno) tiveram início no dia 20 de novembro, há uma semana.

Durante o segundo turno, o mais curto da história, a busca pelo enfrentamento entre os candidatos ficou nítida. Ambos apresentaram suas propostas à população e, com igual tempo de televisão (5 minutos), expuseram o que consideram como falhas de seus adversários.

Em primeiro turno, quando contava com 5 minutos e 44 segundos, o atual prefeito Marcus Melo focou boa parte de seus programas para apresentar as grandes obras da cidade iniciadas e ampliadas em sua gestão. O candidato admitiu que a eleição em segundo turno é mais quente e curta, o que gerou aumento nos enfrentamentos entre os candidatos.

Já Caio Cunha, que teve mais tempo de televisão do que no primeiro turno, quando utilizou apenas 1 minuto e 11 segundos por programa, visou se mostrar como uma figura preparada e com experiência, rebatendo os ataques de que não possui currículo suficiente para assumir a Prefeitura. O vereador e candidato também fez críticas ao atual governo municipal e a seu concorrente.

Os recentes debates entre os candidatos nesta última semana de disputa também contribuíram para acirrar a reta final da corrida eleitoral. Melo e Cunha já participaram de dois debates até o momento, sendo o primeiro promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi das Cruzes e o segundo pela Rádio Metropolitana de Mogi das Cruzes. Hoje, a partir das 22h30, ocorre o terceiro e último encontro entre os candidatos do segundo turno, promovido pela TV Diário.

As narrativas utilizadas durante os debates foram semelhantes às estrategias adotas durante a campanha de televisão. Em ambos encontros realizados até o momento, enquanto o candidato à reeleição Marcus Melo se apresentou como a opção com mais experiência para administrar Mogi nos próximos quatro anos, o candidato e vereador Caio Cunha ressaltou o seu potencial adquirido como parlamentar e a composição técnica de seu futuro secretariado como a melhor alternativa nesta eleição. (F.A.)