Grupo de elite da GCM inicia atuação no mês que vem

A Ronda Ostensiva Municipal (Romu), grupamento de elite da Guarda Municipal, está em fase final de preparação para entrar em operação em Mogi das Cruzes. As quatro viaturas que serão utilizadas para este trabalho já foram adaptadas e aguardam apenas os trâmites de documentação para começar a operar na cidade.

A previsão é que o serviço seja iniciado nos primeiros dez dias de dezembro.

Para atuar na Romu, 25 guardas municipais foram capacitados. Os agentes receberam treinamento a fim de prestar auxílio em ações, como controle de distúrbios e emergências, além da utilização de armamento pesado, como armas calibre 12, bombas de efeito moral, entre outras.

"Este é mais um avanço da Guarda Municipal para o atendimento à população de Mogi das Cruzes. A Romu terá um papel muito importante, principalmente em ações com grande número de pessoas e aglomerações, evitando a ocorrência de tumultos e contribuindo para a sensação de segurança dos moradores", disse o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales.

O grupamento funcionará como uma espécie de Força Tática e faz parte do investimento no fortalecimento da GCM na cidade.

A Romu se junta a grupamentos especiais da corporação, como a Patrulha Maria da Penha, responsável pelo atendimento a mulheres vítimas de violência, a Patrulha Rural, que atua nas regiões mais afastadas do município, e a Ronda Escolar, que faz a proteção das escolas municipais.