Garantindo que ainda não existem negociações para que assumam ou indiquem pessoas para cargos dentro da administração municipal, a partir de 2021, os políticos e ex-candidatos a prefeito Rodrigo Valverde (PT) e Felipe Lintz (PRTB) se mostraram satisfeitos em participar do que eles chamaram de "momento histórico em Mogi das Cruzes".
Valverde, que ainda atuará como vereador até o final deste ano, confirmou o que já era esperado: de que a imensa maioria de seu eleitorado votaria em Caio Cunha (Pode), que se sagrou campeão das urnas, e que apenas uma minoria anulou o voto. O ex-candidato ao Executivo pelo PT disse que estava com muita vontade de participar deste momento histórico e que gostaria que fosse ele o representante dessa mudança na cidade.
"Quero parabenizar o Caio pela felicidade de representar esse momento histórico. O passo número um era vencer essas eleições, o que eu sempre achei que era possível", admitiu o parlamentar. "Durante um bom pedaço da campanha eu achei que seria a representação dessa mudança, infelizmente não fui", lamentou.
Na reta final do segundo tuno, Cunha uniu as duas frentes de ideologias mais distintas em Mogi das Cruzes que concorriam ao Executivo: a representada pelo vereador petista, e a de Felipe Lintz (PRTB), assumidamente de direita.
Valverde chegou a falar que iria apenas "votar e torcer" por Cunha, posicionamento tomado, segundo ele, ao ver o atual prefeito e, até então, candidato à reeleição Marcus Melo (PSDB), atacando seu partido e sua militância.
No mesmo sentido, Lintz falou sobre a hegemonia na cidade, colocando sua participação no processo eleitoral como fundamental para que houvesse segundo turno e, posteriormente, a derrota do atual prefeito. Para o político que concorreu à sua primeira eleição, graças ao seu trabalho de "efetiva oposição", a renovação teve início em Mogi. "Aqueles 10% que tivemos no primeiro turno foi o fiel da balança para que a gente conseguisse ter o segundo turno na cidade", disse. "Esse trabalho de renovação só continuará em Mogi e parabéns a todos os que acreditaram numa mudança", completou o ex-candidato, garantindo que não há nenhuma negociação para que ele assuma algum cargo na administração municipal.
Posições
Na semana que antecedeu a votação, o Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou uma nota que autorizava a militância e filiados a votar "de acordo com suas convicções do que seja melhor para Mogi das Cruzes", entretanto, Cunha teve apoio petista neste segundo turno.
Lintz diz que Secretaria de Gestão 'vai ser minha' -
Arquivo Pessoal
O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro de Felipe Lintz também deixou em aberto para que os filiados decidissem o encaminhamento do voto no segundo turno. Assim como Valverde, Lintz também declarou voto ao vereador Caio Cunha e acreditou que os votos dos seus eleitores no primeiro turno foram transferidos para o prefeito eleito na eleição de domingo.
