Renovação

Renovação. É a mensagem que emergiu das urnas no dia 15 de novembro. Com exceção de Suzano, Salesópolis e Guararema onde o Partido Liberal manteve sua hegemonia, Mogi das Cruzes, Poá, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Santa Isabel e Arujá revelam o desejo pela mudança. Em Itaquá não havia candidatura apoiada pela atual gestão e foi eleito em primeiro turno o delegado Eduardo Boigues. Em Ferraz e Poá duas prefeitas venceram os atuais prefeitos, que concorriam a reeleição. Em Santa Isabel a atual prefeita Fabia Porto ficou em terceiro lugar. Em Mogi, depois de 20 anos de vitórias no primeiro turno, Caio Cunha conseguiu quebrar a hegemonia e levar a disputa para o segundo turno.

As urnas revelam que o nível de exigência do eleitorado subiu. Que continue assim, de forma contínua, com renovação cada vez maior e reeleição somente em caso de excelência. Em Itaquá a Câmara também foi renovada, o que é muito importe para oxigenar o Legislativo, ainda tão pouco compreendido, valorizado e cobrado. O nível de exigência dos novos eleitos também será maior, não pela oposição política, mas pela própria população.

Em cidades como Suzano e Mogi onde já há infraestrutura mínima, é necessário inovar e deixar de fazer só o básico, um novo jeito de governar com uma integração mais intensa e ativa da população se mostra necessária e Caio Cunha revelou isso. Envolvimento da sociedade, pluralidade de ideias, menos caciques políticos e maior integração do eleitorado na tomada de decisões. Um novo jeito de fazer política, perigoso para os políticos profissionais antiquados e muito benéfico para sociedade. Em cidades como Ferraz e Itaquaquecetuba, onde tudo está para ser feito, a exigência é menor, fazer pouco pode parecer muito, mas o grau de exigência do eleitor está alto. Que Mogi escolha o melhor para seu futuro, mas independente do resultado final, já houve uma quebra de paradigma e que o exemplo de Caio Cunha se replique em todo Alto Tiete. Que a cada eleição as pessoas se interessem ainda mais pelos candidatos e o que podem oferecer a toda comunidade.