Eleição aberta

Mais do que a decisão de manter neutralidade no segundo turno da eleição municipal, não apoiando oficialmente nem Marcus Melo (PSDB) nem Caio Cunha (Pode), os partidos derrotados na primeira votação mostraram-se preocupados com o próprio futuro. Com bom número de votos conquistados, PT e PRTB ficam, teoricamente, isentos para fazer oposição a qualquer vitorioso, mas de olho na eleição de 2022. Se mantiverem o desempenho das urnas neste ano, o próximo pleito pode garantir vagas na Assembleia Legislativa ou, sonhando mais alto, na Câmara Federal.

A ironia da política, porém, mostra que houve uma inversão de posições. Até um tempo atrás era comum a tendência de ficar em cima do muro ser reservada aos partidos de centro. Desta vez, ao menos em Mogi, o papel coube ao PT, de reduto da esquerda, e do PRTB, da ala direitista, comprovando que a política é notadamente um jogo de interesses. Assim, respectivamente, Rodrigo Valverde e Felipe Lintz ganham fôlego para os próximos dois anos, combatendo as iniciativas do Executivo, dentro de uma zona confortável de oposição, e preparando o terreno para tentar novos voos.

Órfãos no segundo turno, cerca de 50 mil eleitores são os alvos de Melo e Cunha. Aquele que conseguir maior adesão pode garantir a vitória no domingo. Para tanto, a expectativa é de que a propaganda nestes últimos dias possa ferver e perder um pouco da cordialidade, a exemplo do que ocorreu na noite de ontem, durante o debate entre os candidatos promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). As trocas de farpas ganharam espaço diante da defesa de propostas. Nas ruas, também houve a intensificação do trabalho e presença de cabos eleitorais. Tudo dentro de um roteiro digno de segundo turno.

Com tudo isso, a eleição do próximo prefeito, no domingo, está aberta, sem nenhum favorito. O que vai decidir é a definição dos eleitores, até então, na dúvida sobre quem é o melhor para a cidade. Sem apoio oficial de nenhum derrotado, os votos desses candidatos estão disponíveis. Que realmente o mais habilitado entre as duas opções oferecidas seja o escolhido pela população.

Deixe uma resposta

Comentários