EDP dá dicas sobre enfeites natalinos

As festas de fim de ano estão chegando, e muitas residências e estabelecimentos comerciais são decorados com árvores de Natal e enfeites luminosos. A (EDP) distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, orienta sobre a instalação e utilização correta dos pisca-piscas e outros equipamentos elétricos utilizados de forma provisória na decoração natalina, evitando possíveis acidentes ou susto pelo aumento da conta de luz ao final dos festejos.

Os cuidados devem começar na hora da compra do material. O ideal é escolher itens de qualidade, para garantir o melhor isolamento elétrico possível.

Por isso, recomenda-se a compra de produtos regulamentados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), os quais trazem em sua embalagem a comprovação dos requisitos obrigatórios de qualidade e segurança.

Em relação aos pisca-piscas, a sugestão é investir naqueles com lâmpadas de LED, mais econômicas, eficientes, duráveis e, por isso, mais ecologicamente corretas. Para instalação em área externa, sujeita a chuva ou alagamento, os enfeites devem ser impermeáveis, pois eles são mais seguros e duram mais.

Na embalagem do produto também é importante avaliar a potência em watts (W), que corresponde à carga demandada. Isso por que, quanto maior a potência, maior será o consumo do enfeite de Natal. "Equipamentos de potência elevada devem ser colocados em tomadas exclusivas, minimizando a probabilidade de sobreaquecimento do circuito elétrico interno e a fuga de corrente e, consequentemente, risco de acidentes e aumento na conta de luz", diz Roberto Miranda, gestor da EDP.