PL deve indicar Clodoaldo para a presidência da Casa

Clodoaldo: 'Acredito na minha experiência'
Clodoaldo: 'Acredito na minha experiência' - FOTO: Mariana Acioli
O Partido Liberal (PL), que detém a maior bancada eleita para a próxima Legislatura na Câmara Municipal ao lado do PSDB, com quatro vereadores cada, se reuniu na noite de ontem e escolheu Clodoaldo de Moraes como o nome indicado para assumir a presidência da Casa no próximo mandato. A confirmação da escolha precisa ser aprovada pelo comitê estadual do partido, que validará ou fará outra indicação para o cargo.

Para esta legislatura, uma aliança entre o PL e PSDB já está bem desenhada, para que cada partido assuma a presidência da Casa por dois anos. Diferente da atual legislatura, em que o mandato do presidente é válido por um ano, a partir de 2021, o eleito ficará no cargo por dois anos.

Nos últimos mandatos, as maiores bancadas eleitas se aliaram e escolheram os presidentes entre seus partidos. Foi assim, por exemplo, em 2017, com o PSD (Carlos Evaristo, atualmente no PSB); 2018 com o PSDB (Pedro Komura); 2019 com o PL (Sadao Sakai) e 2020 seria do MDB (provavelmente do vereador Mauro Araújo, que não se concretizou devido ao início da operação Legis Easy deflagrada em novembro do ano passado) e acabou sendo, novamente, do PL, com Sakai.

Clodoaldo já se mostrou disposto a ser o nome indicado pela legenda para ocupar o posto de presidente da Casa. "Acredito na minha experiência e sei que posso ser um bom presidente da Câmara", adiantou.

No lado do PSDB, os bastidores apontam que poucos vereadores estão aptos ou dispostos a assumir o cargo. Com dois novos parlamentares eleitos para o próximo ano (Marcelo Brás do Sacolão e Zé Luis), a disputa deve ficar entre Maurinho Despachante e Pedro Komura. Entretanto, o vereador Maurinho já teria comunicado não ter interesse em ser o presidente da Casa, fazendo com que Komura, o parlamentar há mais tempo na Câmara, com nove mandatos consecutivos, seja o nome mais indicado ao cargo.

O plenário da Câmara decidirá na primeira sessão de 2021, no próximo dia 1º de janeiro, qual vereador será o novo presidente do Legislativo para o biênio 2021/2022. (F.A.)

Deixe uma resposta

Comentários