Distribuição de kits de livros termina amanhã

A distribuição gratuita de kits de livros para 14,3 mil alunos de até 5 anos de idade de 89 escolas e creches da rede municipal de ensino de Suzano termina amanhã, informou a Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa integra o projeto Leia para uma Criança, que é executado na cidade por meio de uma parceria com a Fundação Itaú Social.

Os objetivos são contribuir para a apropriação da linguagem, de modo que os alunos possam participar de maneira mais intensa e com maiores possibilidades da cultura letrada; ampliar o repertório por meio da literatura, incentivando seu desenvolvimento integral; e estimular a leitura do adulto para e com a criança como oportunidade de fortalecimento dos vínculos e da participação ativa na educação desde a primeira infância.

Cada kit é composto de exemplares dos livros "A visita", da autora e ilustradora Antje Damm, e "Com que roupa irei para a festa do rei?", do autor e colunista da Canguru News Tino Freitas e da ilustradora Ionit Zilberma. A distribuição para os alunos da educação infantil (do G1A ao G5) e seus familiares, que ocorre em Suzano pelo segundo ano consecutivo, conta com a participação dos servidores das unidades escolares.

A Pasta considera que a leitura feita pelo adulto com a criança é um poderoso instrumento para a aproximação da família com a literatura. Também destaca que o hábito de se ler auxilia a desenvolver sentimentos, imaginação e emoções de maneira significativa, proporcionando melhorias nos aspectos emocional, social e cognitivo e sendo fundamental para a interação e a aquisição de conhecimentos e informações sobre o meio em que se vive.

Ainda segundo a secretaria, ao apresentar as histórias e os personagens às crianças, a literatura exerce um papel importante na construção de significados. Passam a usar a imaginação, a criatividade e a empatia para lidar com sentimentos e emoções, enriquecendo e ampliando suas experiências com os outros e com elas mesmas.

Além disso, a pasta também recebeu 250 kits com exemplares de obras da literatura infantil voltadas a crianças com algum tipo de deficiência. São livros audiovisuais com múltiplos recursos de acessibilidade, como textos e ilustrações originais da publicação, narração em áudio, descrição e animação das imagens e interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras).