Reclassificação do Plano SP está valendo desde ontem

Lojas só podem usar 40% da área destinada ao público
Lojas só podem usar 40% da área destinada ao público - FOTO: Mogi News/Arquivo
A fase amarela do Plano São Paulo entrou em vigor ontem em todo o Estado de São Paulo. A reclassificação foi imposta novamente em decorrência da alta registrada de novos casos e internações por coronavírus. O retorno para uma fase mais restritiva, após meses de flexibilização, vem em um momento em que a possibilidade de uma segunda onda da pandemia começa a ganhar contornos semelhantes ao que já ocorre nos Estados Unidos e Europa.

A decisão de voltar para a fase amarela foi tomada um dia após a votação para o segundo turno das eleições municipais. Pelo decreto do Estado, os municípios tiveram uma semana para se preparar para a reclassificação que passou a valer ontem.

A medida estabelece novas regras para o funcionamento do comércio em geral e outros serviços. O funcionamento dos estabelecimentos está limitado a dez horas por dia e a capacidade de lotação não poderá ultrapassar 40% do espaço destinado ao público. Todos os eventos com público de pé estão proibidos no Estado.

Apesar do retrocesso de fase, desta vez os lojistas terão liberdade para escolher o horário de abertura e fechamento, desde que não ultrapasse o atendimento presencial até as 22 horas e ficará facultativo aos comerciantes se a abertura nas dez horas máximas será sequencial ou fracionada.

Para controlar o funcionamento dos estabelecimentos comerciais de modo que os horários não sejam extrapolados, a Prefeitura de Mogi das Cruzes disponibilizou um formulário, que deverá ser preenchido pelos empresários, informando o horário de opção para funcionamento da casa. (L.K.)

Deixe uma resposta

Comentários