Evento finaliza o 'Melhoria na Educação'

Um evento virtual na manhã de ontem marcou o encerramento do projeto "Melhoria da Educação", executado em parceria com o Instituto Avisa Lá, por meio de acordo de cooperação com a Fundação Itaú Social, informou a Secretaria de Educação de Suzano. A iniciativa envolveu, principalmente, o desenvolvimento de uma tecnologia de formação continuada para 304 profissionais da rede municipal de ensino e atendeu diretamente a 19 escolas e mais de 6 mil alunos desde o ano passado.

O encontro contou com as participações do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), do secretário Leandro Bassini, das formadoras do Instituto Avisa Lá Silvia Carvalho e Edi Fonseca, da gerente de implementação da Fundação Itaú Social, Tatiana Bello, diretores, coordenadores, professores e técnicos da pasta.

Na oportunidade foi feita uma avaliação do trabalho realizado, que começou em abril de 2019, e dos avanços conquistados. Os objetivos do projeto foram aproximar os alunos da educação infantil do universo letrado, com práticas de leitura, escrita e oralidade, e valorizar e proporcionar a brincadeira e os momentos de interação.

Entre as principais atividades desenvolvidas com os profissionais da rede municipal estão o ciclo de formação direta, com encontros de formação, realização da "Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo" (HTPC), visitas a escolas e supervisão de equipe técnica em reuniões online; seminário de partilha e de devolutiva; cursos à distância; e produção de material a partir da capacitação local.

Além disso, a Secretaria de Educação de Suzano ofereceu um novo material didático produzido pelo Instituto Avisa Lá. São os Cards, itens complementares ao que já está sendo desenvolvido para os estudantes nesta quarentena contra o coronavírus (Covid-19) por meio da Plataforma do Saber, rico para o processo de alfabetização e com desafios lúdicos, para ampliar o olhar das famílias sobre o potencial das crianças na interação com objetos socioculturais, como as cantigas, as histórias e as escritas que povoam seu cotidiano. Todos os alunos de 4, 5 e 6 anos (11.330 crianças de 58 unidades escolares) receberam os três módulos do material impresso.

Por fim, na última semana, foi finalizada a distribuição de kits de livros para 14,3 mil crianças de até 5 anos de idade de 89 escolas e creches, também por meio de parceria com a Fundação Itaú Social. Os objetivos são contribuir para a apropriação da linguagem, de modo que os alunos possam participar de maneira mais intensa e com maiores possibilidades da cultura letrada; ampliar o repertório por meio da literatura, incentivando seu desenvolvimento integral; e estimular a leitura do adulto para e com a criança como oportunidade de fortalecimento dos vínculos e da participação ativa na educação. Em dois anos foram beneficiadas 32 mil crianças.