Patrulhamento da Romu deve iniciar nesta semana

A Ronda Ostensiva Municipal (Romu) deverá iniciar suas atividades em Mogi das Cruzes até o final da semana. A Secretaria Municipal de Segurança Pública informou que os quatro veículos do grupamento de elite da Guarda Civil Municipal (GCM) já estão prontos para circular e só aguardam o emplacamento para dar início às patrulhas.

Com a proposta de atuar no apoio em diversas ocorrências, a Romu deverá se destacar no atendimento em locais com grande concentração de pessoas, como eventos públicos, invasão de áreas e operações integradas. Desde quando a licitação foi anunciada para compra dos veículos, em julho, a GCM treinou e capacitou cerca de 25 guardas para operar o destacamento.

Os agentes receberam treinamento necessário para prestar auxílio em ações, como controle de distúrbios e emergências, além da utilização de armamento pesado, como armas calibre 12, bombas de efeito moral, entre outras.

O secretário municipal de Segurança, Roberto Madureira Sales, informou que faltam apenas alguns detalhes para que o trabalho da Romu tenha início. "A concessionária já informou que só resta o emplacamento dos veículos, pois todo o tramite restante já está pronto para liberação. Até o final da semana já estará tudo pronto", confirmou.

Duas viaturas serão adquiridas para reforçar o patrulhamento rural da GCM. De acordo com a Pasta, as licitações para as compras já foram homologadas e a nova gestão, que assumirá o Executivo Municipal em 2021, receberá os veículos em fevereiro.

Texto supervisionado pelo editor*