Licenciamento online é feito por 188 mil motoristas da região

Desde o mês de maio deste ano, durante a pandemia de coronavírus (Covid-19) até o final de novembro, quase 189 mil proprietários de veículos de Suzano, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Poá e Mogi das Cruzes realizaram o licenciamento pela plataforma online. No total, segundo informações do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran), 188.993 motoristas utilizaram o serviço que possibilita a emissão anual do novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), obrigatório para a circulação do veículo.

Os dados disponibilizados pelo Detran apontam que, ao todo, 74.200 motoristas emitiram o CRLV de forma eletrônica na cidade de Mogi; 41.850 em Suzano; 38.423 em Itaqua; 19.095 em Ferraz e 15.425 em Poá.

A emissão do documento por meio da plataforma eletrônica foi disponibilizada no dia 8 de maio com o intuito de gerar facilidade aos motoristas e, principalmente, descartar a necessidade do contato pessoal para emitir o licenciamento. Desta forma, o Detran pôde diminuir a disseminação do novo coronavírus, sendo que o distanciamento social é uma das maneiras mais eficazes de conter a doença.

Para o licenciamento de veículo de aluguel, é necessário apresentar a autorização para transporte emitida pelo órgão competente. Porém, em função do impacto da quarentena pela Covid-19 nas atividades desenvolvidas por estes órgãos, o Detran prorrogou a obrigatoriedade da apresentação das respectivas autorizações para o licenciamento de veículos de aluguel com placas finais 1, 2 e 3, os quais ocorrem nos meses de abril, maio e junho de 2020; e 4, 5 e 6, em que ocorrem nos meses de julho e agosto deste ano.

Após o pagamento da taxa de licenciamento no sistema bancário, estará disponível o download e a impressão do CRLV diretamente no portal do Detran, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) do governo Federal e ainda no portal de serviços do Departamento Nacional de Transito (Denatran). Para veículos oficiais ou com bloqueios, o licenciamento deverá ser solicitado em uma unidade do Detran ou Poupatempo.

Como fazer

O Detran informou que para realizar o licenciamento digital é preciso utilizar um caixa eletrônico ou internet banking, o motorista informa o número do Renavam do veículo para pagar a taxa do licenciamento e outros débitos, se houver. Um dia após o recebimento da taxa, o CRLV ficará disponível para download e impressão no item Licenciamento Digital nos portais do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), Detran (www.detran.sp.gov.br) e Denatran (portalservicos.denatran.serpro.gov.br), além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito - CDT. O documento poderá ser salvo no próprio celular e impresso, em papel sulfite comum.

Para acesso ao aplicativo CDT, o login é feito com os dados do cadastro no portal de serviços do Denatran, informando o CPF e a senha. Usuários novos precisarão se cadastrar, seguindo o passo a passo informado.

A falta de licenciamento é uma infração de trânsito prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).