Parcela adiada de julho do IPTU vence hoje

Os contribuintes que optaram pelo adiamento da parcela de julho do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) têm até hoje para fazer o pagamento do tributo. O vencimento foi adiado devido à pandemia do novo coronavírus.

Para efetuar o pagamento, a Secretaria Municipal de Finanças lembrou que é necessário imprimir a segunda via da parcela, no site da Prefeitura, para que o documento seja emitido com a nova data. Se o contribuinte utilizar a lâmina do carnê enviado no início do ano, o banco ou internet banking não identifica o adiamento e haverá cobrança de juros e multa.

A possibilidade de adiamento do pagamento surgiu com objetivo de aliviar as despesas dos mogianos, neste ano, excepcionalmente em decorrência dos impactos da pandemia na economia. A iniciativa da prefeitura de Mogi das Cruzes promoveu o adiamento de várias parcelas do tributo. O calendário opcional de cobrança estabeleceu que os meses de maio, junho e julho poderiam ser adiados para outubro, novembro e dezembro, respectivamente.

Segundo a Secretaria Municipal de Finanças pagamentos dentro dos prazos de vencimento é possível obter um desconto de até 10% no ano seguinte. E quem optar pelo pagamento à vista terá mais 5%, totalizando um abatimento de 10%, explicou a Pasta em nota.

Para obter a segunda via é necessário acessar o endereço eletrônico http://online.pmmc.com.br/servicos/?page=servicos/pc&p=stmw906&op=inscricao e preencher o formulário com os dados do imóvel, que constam da primeira página do carnê do IPTU, e o número do CPF do proprietário.