Plano para conter enchente tem início no Alto Tietê

Com a ausência das chuvas intensas nesta primeira semana de dezembro em Suzano, as equipes do Plano Verão têm exercido apenas as atividades de rotina. Segundo o comando da Defesa Civil municipal, as ações preventivas que começaram no dia 1º deste mês incluem o monitoramento de áreas de risco, bem como o acompanhamento dos informativos das estações meteorológicas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

O Plano Verão deve ser encerrado no dia 31 de março do ano que vem.

A Defesa Civil suzanense conta com 14 integrantes dos setores administrativo e operacional, que têm o reforço de aproximadamente 40 pessoas formadas pelos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), além das equipes de plantão da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos, de Transporte e Mobilidade Urbana e de Assistência e Desenvolvimento Social. Outros 40 voluntários de todas as secretarias municipais também estão disponíveis para a atuação no Plano Verão 2020-2021.

"Em paralelo, a Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos está reforçando o cronograma de desassoreamento e de limpeza de córregos, valas de drenagem e bocas de lobo para garantir o fluxo adequado durante a temporada de chuvas", relembrou a Prefeitura, pontuando que estes serviços são executados ao longo do ano de maneira preventiva, tanto no período de chuvas quanto no período de estiagem.

Poá

A Prefeitura afirmou que a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil municipal tem vistoriado e monitorado as áreas na cidade por meio do Plano Verão. Os profissionais do departamento também estão em alerta para acompanhar as demandas que surgem nas regiões que mais apresentam riscos de deslizamentos e alagamentos. Caso seja necessário, a equipe aciona todos os departamentos na administração municipal para atuarem de acordo com a necessidade.

Mogi

Desde o dia 1º deste mês, as equipes estão em contato frequente com a Defesa Civil do Estado de São Paulo e o monitoramento de áreas de risco e da quantidade de chuvas. A Operação Verão também deverá terminar no dia 31 de março de 2021. O acompanhamento das áreas de risco também é intensificado.