UnicaFisio recebe 30 leitos de Covid

Mogi das Cruzes implantou, ontem, 30 leitos de enfermaria para pacientes internados com Covid-19 nas dependências da UnicaFisio, ao lado do Hospital Municipal, em Braz Cubas. Os novos leitos servirão de retaguarda para casos mais leves e também para pacientes em recuperação após alta da Unidade de Terapia Intensiva, mesma estratégia adotada com sucesso no Hospital de Campanha.

Com os 30 novos leitos, o Hospital Municipal passa a contar com 90 leitos de enfermaria, dos quais 20 serão adaptados para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A ampliação dos leitos de UTI é resultado de uma articulação junto ao Governo do Estado, que enviou os respiradores e demais equipamentos para o município.

Somente no Hospital Municipal, onde desde março funciona o Centro de Referência do Coronavírus, 62 pacientes estavam internados até o último sábado, 12 de dezembro, sendo 37 na enfermaria e 25 na UTI. Desde o início do mês, o Governo Estadual determinou retorno à fase 3 - Amarela do Plano São Paulo para todo o Estado de São Paulo. A mudança alterou períodos de funcionamento e ocupação dos estabelecimentos de acordo com setores para conter o avanço dos casos do novo coronavírus.

Até sexta-feira passada, Mogi das Cruzes soma 11.795 casos positivos, dos quais, infelizmente, 510 pacientes foram a óbito. A principal orientação para a população em geral é manter os cuidados de prevenção com distanciamento social, uso de máscaras cobrindo boca e nariz e higiene periódica das mãos. Idosos e pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa devem redobrar os cuidados.

Com a proximidade das festas de final de ano, a principal orientação é evitar aglomerações, promovendo encontros com o menor número possível de pessoas, em espaços abertos, como o quintal da casa, ou ambientes bem arejados, e utilizando sempre os mesmos cuidados aplicados em locais públicos: só tire a máscara para comer; mantenha distanciamento de 1,5 metro; evite beijos e abraços.

Respiradores

No começo deste mês, 20 respiradores chegaram ao Hospital Municipal de Braz Cubas e deverão ser disponibilizados para ampliar os leitos de UTI, destinados aos pacientes com coronavírus. A ampliação ainda não ocorreu porque, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ainda falta a chegada de alguns equipamentos que serão instalados. "A montagem dos novos respiradores depende apenas da chegada de alguns insumos e dispositivos necessários para a composição completa dos equipamentos, o que deverá ocorrer nos próximos dias", disse a Pasta da Sáude municipal.