Caio Cunha anuncia mais 4 nomes para o secretariado

Mais quatro secretários que integrarão a próxima gestão foram anunciados ontem pelo prefeito eleito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (Pode). O responsável pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico será o administrador de empresas e professor universitário Gabriel Bastianelli; pela Pasta de Desenvolvimento Social (antiga Assistência Social) assumirá Celeste Xavier, que já trabalha na secretaria.

Para Agricultura e de Segurança foram anunciados os nomes do agrônomo Felipe Almeida e do delegado da Polícia Civil, André Ikari, respectivamente. Com os novos nomes anunciados, Cunha mantém sua promessa assumida em campanha de escolher técnicos para seu secretariado.

Bastianelli, que foi chefe de gabinete de Caio no primeiro mandato do então vereador no Legislativo mogiano, e que atua na Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, assumiu compromisso de dedicar-se integralmente à gestão, seguindo orientação do prefeito eleito.

Já a futura secretária Celeste, segundo Caio Cunha, foi unanimidade para assumir o cargo, já que possui anos de experiência na área e de Assistência Social.

Felipe Almeida, que assumira a Agricultura, reforçou a necessidade de um olhar alinhado e integrado às outras secretarias. Além disso, falou de um "planejamento estratégico para os produtores rurais, para que tenham maior segurança, saneamento, assistência técnica, entre outros auxílios".

Encerrando o momento de apresentações, o secretário de Segurança, André Ikari, reiterou o que vem sendo trabalhado desde os mandatos de Caio como vereador, como o fomento de ação colaborativa entre a população e a administração municipal, conceito que levará também para a Secretaria de Segurança.

Os novos secretários, que serão empossados em 1º de janeiro pelo prefeito, preferiram não antecipar projetos para suas gestões. Eles afirmaram que já participam do processo de transição entre os governos, mas que não receberam informações suficientes para tecer comentários sobre suas estratégias.

Caio Cunha também afirmou que não há mais espaço para a manutenção de secretários que atualmente compõe o governo do prefeito Marcus Melo (PSDB). Apenas dois nomes da atual gestão foram mantidos: Cláudio de Faria Rodrigues na Pasta de Planejamento e Urbanismo e Henrique Naufel na Saúde.

Com o anúncio da renovação, deixam seus cargos os secretários Simei Baldani, do Desenvolvimento Econômico; Neusa Marialva, da Assistência Social; Renato Abdo, da Agricultura; e Paulo Roberto Madureira Sales, da Segurança.

Para amanhã, mais dois secretários devem ser anunciados, o de Educação e outro, ainda não revelado.

Cultura e Esporte

O prefeito eleito já vinha tratando como possível a hipótese de iniciar sua gestão sem alguns secretários. Ontem, ele disse que as secretariais de Cultura e Esporte são as mais "atrasadas" na escolha do nome e que estas podem ter seus secretários anunciados nas primeiras semanas de 2021.