Prefeitura diz que quadro de funcionários sofreu redução

A quantidade de servidores públicos com cargos ativos na Prefeitura de Mogi das Cruzes e no Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) apresentou uma queda de 1,5% e 2,5%, respectivamente, de 2018 para 2019. Somente na Prefeitura, em 2018, haviam 5,6 mil servidores, número que caiu para 5.516 no ano seguinte.

Ainda de acordo com as informações do Executivo municipal, o motivo da queda de 1,5% na quantidade de funcionários públicos se deve às aposentadorias de parte dos colaboradores.

Em relação aos funcionários do Semae, em que foi registrado a queda de 2,5%; em 2018 havia 400 servidores. Após um ano, a quantidade de empregados caiu para 390, segundo os dados disponibilizados pela Prefeitura. A explicação para a queda também é referente às aposentadorias de um ano para outro.

Os números são semelhantes aos divulgados pelo Mogi News na edição do último domingo, mas que abrangem um leque maior de servidores públicos municipais da administração direta, após o levantamento mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) apontar um aumento de 4,8% na quantidade de funcionários públicos em Mogi. Em 2018, a cidade somava 5.667 colaboradores, número que aumentou para 5.941 no ano seguinte.

Neste levantamento, o IBGE se refere ao número de funcionários de forma geral. Já a diminuição informada pela administração municipal de Mogi está ligada somente à Prefeitura e ao Semae. (T.M.)