Prefeito entrega praças e base da Guarda Municipal no centro

O prefeito Marcus Melo (PSDB) entregou ontem as obras de revitalização das praças Oswaldo Cruz, Sacadura Cabral e Diego Leme Chavedar, que fazem parte do projeto de revitalização urbanística da região central, integrado ao Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biágio.

Iniciado em janeiro de 2019, o trabalho tem investimento de R$ 3,9 milhões e foi realizado pela construtora Fasul. O prefeito Melo também inaugurou a base da Guarda Municipal instalada na praça Oswaldo Cruz. "São mais dois compromissos assumidos pela Administração Municipal que estão cumpridos e entregues à população. As três praças complementam o processo de revitalização da área central e a base da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes reforça a segurança em toda a região, além de proporcionar um local com boas condições de trabalho aos guardas", disse o prefeito.

Participaram do evento o vice-prefeito Juliano Abe e os secretários municipais Paulo Roberto Madureira Sales (Segurança), Nilo Guimarães (Esportes e Lazer), Marcos Antônio Gomes da Cruz (Obras) e Claudio de Faria Rodrigues (Planejamento e Urbanismo), além da comandante da Guarda Municipal, Thais Nascimento.

A prioridade do projeto são os pedestres e a valorização da área central de Mogi das Cruzes, incluindo uma reorganização do sistema viário. Por conta de atos de vandalismo, a Secretaria Municipal de Obras solicitou à empreiteira responsável que fizesse reparos em pontos das praças, principalmente a Diego Leme Chavedar. A cobertura plástica dos bancos e pisos quebrados foram trocados.

A revitalização dos espaços incluiu ações específicas em cada local. Na praça Oswaldo Cruz, todo o antigo piso foi trocado e houve a concretagem do novo passeio. A praça possui faixa de travessia elevada, ponto de táxi, banca de jornal, bicicletário, área de carga e descarga, a base de monitoramento da Guarda Municipal e a rede wi-fi.

A praça Diego Leme Chavedar recebeu readequação de passeio e instalação de pontos de ônibus, área de embarque e desembarque, ponto de táxi, reorganização do sistema viário, faixa de travessia elevada, espaço de atividades com arquibancada, estacionamento para carros e motos, bicicletário e cabines de energia.

Já a Sacadura Cabral ganhou faixa de travessia elevada, áreas de embarque e desembarque, de carga e descarga e bicicletário. As três praças agora são integradas, proporcionando facilidade de deslocamento para os pedestres.

Base da GCM

Durante a visita ao local, Melo também entregou a base da Guarda Municipal que já está operando e conta com recepção, espaço de monitoramento, copa, vestiários e depósito de equipamentos, com área de 126,49 metros quadrados. A base da Guarda Municipal é um dos pontos principais da Operação Papai Noel, que tem como objetivo aumentar a segurança dos mogianos nas regiões comerciais da cidade durante o período de compras de final de ano. A ação ocorrerá das 8 às 21 horas até o dia 4 de janeiro de 2021.