Mogi conquista certificação do Programa Município VerdeAzul

Mogi das Cruzes conquistou pela terceira vez a certificação do Programa Município VerdeAzul e pela quarta o Prêmio André Franco Montoro. Realizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima), o programa reconhece a eficiência da gestão ambiental nas cidades paulistas. O anúncio dos municípios certificados ocorreu na manhã de ontem, por videoconferência. Mogi das Cruzes ficou na 26ª posição, com 90,39 pontos.

O prefeito Marcus Melo (PSDB) esteve na Secretaria do Verde logo que o anúncio foi feito. "O respeito ao meio ambiente é um dos eixos da nossa administração e a conquista de mais uma certificação mostra que o trabalho foi muito bem feito. O crescimento econômico é necessário e importante, mas sempre com total respeito à natureza. A premiação demonstra que conseguimos cumprir esses objetivos", frisou.

O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, comemorou a conquista. "Estamos muito felizes e com o sentimento do dever cumprido. A Secretaria de Verde construiu um legado de programas, ações e de consciência ambiental é uma prova de que estamos no caminho certo", disse.

Segundo o diretor da Secretaria do Verde, André Miragaia, o programa tem sido um referencial para avaliação das políticas públicas da cidade. "As diretivas a cumprir são difíceis e abrangentes, e nos desafiam a melhorar cada vez o padrão de qualidade", comentou.

O Programa Município Verde Azul foi criado em 2007 e Mogi participa da iniciativa desde 2011. Da 341ª colocação, em 2011, a cidade evoluiu para a 25ª, em 2019.