Em novembro, Mogi contrata 3.908 pessoas e demite 2.646

A quantidade de pessoas recolocadas no mercado de trabalho em todo o mês de novembro em Mogi das Cruzes foi superior à de demissões que ocorreram no mesmo mês. Isso porque, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), houve 3.908 contratações e 2.646 desligamentos na cidade, resultando em um saldo positivo de 1.262.

O setor de serviços foi o que mais contratou, totalizando 2.203 novos funcionários. Para o comércio foram admitidas 997 pessoas, 298 para a construção e outras 408 para a indústria. Dois funcionários foram contratados para cargos em agropecuária.

Conforme divulgado pelo Mogi News no mês passado, apesar dos 2.872 desligamentos em setembro, 3.497 novos trabalhadores foram empregados no município. Se contabilizado, ao final daquele mês, o saldo positivo foi de 625. Isto significa que o superávit de novembro ficou acima de 100%, ainda de acordo com os números do Caged.

O cadastro foi criado como registro permanente de admissões e demissões de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Ele é utilizado pelo Programa de Seguro-Desemprego para conferir os dados referentes aos vínculos trabalhistas, além de outros programas sociais.

O Caged serve, ainda, como base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que subsidia a tomada de decisões para ações governamentais. Devido à crescente demanda por dados conjunturais do mercado de trabalho e à necessidade do Ministério do Trabalho em contar com estatísticas mais completas, foram implementadas expressivas alterações ao sistema pela lei nº 4.923/65.

Em decorrência dos substanciais avanços, pôde-se construir, a partir de 1983, o índice mensal de emprego, a taxa de rotatividade e a flutuação da mão-de-obra (admitidos / desligados). Estes números são divulgados mensalmente pelo Caged, utilizados para medir o emprego e desemprego de todos os municípios. Com os dados, também é possível contabilizar o saldo final de contratações e demissões.

Deixe uma resposta

Comentários