Pontos de ônibus recebem abrigos com energia solar

A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Suzano realizou na semana passada a instalação de quatro novos abrigos com energia solar em pontos de ônibus. Desde 2018, a cidade oferece este novo modelo sustentável, seguindo um trabalho de recuperação e implantação de novos abrigos com o uso de painéis solares e baterias para a iluminação interna do espaço, garantindo mais segurança aos passageiros.

O serviço executado contempla pontos de ônibus da avenida Presbítero Eliéser Martins Costa, no Jardim Varan; e das ruas Santo Antônio, no Jardim Revista; José Calone, no Jardim Dora; e Wellington Batista Ângelo, no Jardim Itamaracá.

A estrutura conta com instalação elétrica e placas de energia fotovoltaica, implantadas conforme projeto e orientação do setor de engenharia da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana. O abrigo deve receber adesivagem, além de passar por fase de testes do funcionamento, conforme as condições climáticas. Isso porque a geração de energia depende da luz solar para a recarga das baterias do sistema.

Abrigos semelhantes podem ser observados em pontos na avenida Major Pinheiro Fróes, na rodovia Índio Tibiriçá (SP-31) na Praça do Sol Nascente, e na estrada do Pavoeiro, no bairro Clube dos Oficiais, distrito de Palmeiras.

O secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo, enfatizou a importância da modernização. "A equipe se alegra por mais uma vez levar instalações adequadas e inteligentes aos passageiros do transporte público, que terão mais conforto nas dependências do abrigo e mais segurança com a iluminação a partir de uma fonte de eletricidade limpa e acessível", disse.